Produção leiteira local dá show de qualidade na feira

Promoção do Núcleo de Criadores de Gado Leiteiro, com apoio de associações de produtores e da Associação e Sindicato Rural, 25a edição do evento encerra coroada pelo êxito

Chuca, de Jorge Marques (Tambo Surpresa), foi a campeoníssima do concurso leiteiro 2013, com 38.220 kg

A semana seguinte à conclusão da 25a Expofeira de Gado Leiteiro foi de avaliações em relação às próximas ações. Desde o dia 22 de maio, no parque de exposições Augusto Pereira de Carvalho, o evento serviu como referencial de qualidade genética para quem desejava incrementar seu criatório, a partir da disponibilização de exemplares das raças holandesa e jersey.

No nível técnico das palestras apresentadas aos produtores rurais do segmento, também o destaque, pois o uníssono foi buscar a qualificação crescente dos rebanhos e atingir produtividade com redução de custo.

Trabalhos de maquetes dos educandários municipais: três épocas das leiterias, do passado para o presente

Alimentação é um elemento essencial para a produção leiteira e essa foi a tônica de uma das principais palestras desenvolvidas durante a feira, com o tema Nutrição de Bovinos Leiteiros, levada a efeito pela professora doutora zootecnista Mylene Müller, da Unipampa, campus de Dom Pedrito. A universidade vem sendo parceira em todas as ações, especialmente desde o início da mobilização do Arranjo Produtivo Local do Leite (o APL do setor leiteiro).

Para conferência, na propriedade, das questões inerentes à alimentação, foi realizada, inclusive, uma Tarde de Campo, com o tema Ensilagem, no estabelecimento de Nei Quevedo.

Por intermédio de suas equipes de extensionistas e técnicos, a Emater-Ascar, via escritório em Sant’Ana do Livramento, realizou oficinas, com ensinamentos sobre manuseio e preparo de derivados do Leite.

Tradicional, o concurso leiteiro teve três ordenhas, com uma competição significativa por parte de cinco exemplares. As vacas 44, Dara, 68, Silvia e Chuca disputaram, em três ordenhas, uma competição que foi parelha. 

Outras atividades 

Larita, primeiro lugar no campeonato jovem, estava sendo preparada para o julgamento, sob assistência de estudantes

Também foi importante o 2º Encontro de Jovens Rurais, organizado pela Emater/Ascar.

Ainda na área de informação ao produtor, a técnica Janice Campello falou, em palestra sobre Manejo de Solo. Também ocorreu durante o evento o lançamento da Cooperativa dos Produtores de Leite de Sant’Ana do Livramento (Cooplesa).

Tradicional, ainda a competição de feira, com o julgamento morfológico realizado no sábado, 25.

Em termos de atrações para o público em geral, foi realizado o encontro de ginetes da Tropilha São Gregório, sob organização de Evandro Moreira e mateada com distribuição de erva mate e água quente, bem como apresentação de grupos de bailado e shows nativistas.

Encontro de jovens da Emater reuniu estudantes das várias localidades interioranas, durante a Feira de Gado Leiteiro

A equipe administrativa e técnica da Cooperforte apresentou aos produtores presentes um painel sobre a agroindustrialização e Centro de recria, sendo também realizado o 3º Concurso de Derivados do Leite, da Emater-Ascar.

A conclusão do evento ocorreu no domingo, 26, com Futebol 7 de bombacha e, logo depois, uma palestra durante o almoço. O engenheiro agrônomo Leonardo Viecelli abordou elementos de planejamento das propriedades rurais, seguindo o almoço de encerramento do evento e entrega de prêmios. O ápice da feira foi o Desfile das Campeãs.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.