Quinta-feira, 30 de Maio de 2013

Oportunidade de negócio

O presidente da Companhia Riograndense de Mineração-CRM, Elifas Simas, teve a oportunidade, quarta-feira, de apresentar a todo o secretariado estadual e direções de setores estratégicos as perspectivas de investimentos na área da produção de carvão mineral advindos da realização do Leilão A – 5 e os reflexos econômicos nas Regiões Centro e Sul do Estado. A apresentação aconteceu durante um encontro do chamado Pleno do Secretariado do Governo do Estado, que aconteceu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, para apresentação do Programa de Controle Estratégico da Secretaria Geral de Governo. Elifas relatou que a CRM está se adequando a receber esta onda desenvolvimentista, garantindo fornecimento de carvão mineral para os empreendimentos previstos. “É muito bem-vindo o Leilão A-5, que poderá trazer ao RS investimentos de vulto, que envolvem grandes grupos, como MPX, E-ON, Tractebel, CTSul e tantas outras”, salientou Elifas, durante a reunião.

Alerta estrutural

Elifas Simas defendeu a continuidade das operações na região de São Jerônimo e Minas do Leão, alertando sobre os possíveis reflexos negativos com o fechamento da Usina, que devem gerar prejuízos econômicos e sociais aos municípios envolvidos. “Com o fechamento da usina de São Jerônimo, enfrentaremos enormes dificuldades na manutenção de operações em Minas do Leão e os reflexos serão sentidos por toda região”, avisou.

Alternativa

A implantação de uma Pequena Central Térmica pode ser alternativa à Usina de São Jerônimo, possibilitando a manutenção das atividades de mineração no município.

Uvergs

A União dos Legislativos do Rio Grande do Sul-Uvergs realiza, em Livramento, nos dias 19 e 20 de junho, seminário sobre Políticas Públicas Municipais e Regionais. Será na Câmara de Vereadores, com participação de legisladores de diversas cidades gaúchas.

Free Shop

Na semana seguinte, dia 27, o município sedia a Audiência Pública oficial da Assembleia Legislativa, para saber o estágio do processo de regulamentação da lei dos free shops, com a presença da senadora Ana Amélia, deputados e técnicos da Receita.

Olha o 20

O ex-deputado federal Cláudio Diaz , do PP, vice-presidente do Sindicato dos Leiloeiros Rurais  do Estado, pediu que a Secretaria de Agricultura reavalie o Decreto 50.072/RS, que exige a validade do exame de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e a Guia de Transporte e Animais (GTA), inclusive dos animais que participam de eventos tradicionalistas, como os desfiles do 20 de Setembro. Ele participou de Audiência Pública realizada terça-feira pela Comissão de Assuntos Municipais, da Assembleia Legislativa. Diaz diz que o  decreto vem criando pânico no interior do Estado, pois agride tanto os pecuaristas, quanto a história do Rio Grande do Sul.

Bom senso

Médico veterinário e conhecedor das lidas do campo, Diaz destacou que a Anemia Infecciosa é uma Lei Federal que está perfeitamente adequada ao Brasil central, que tem uma morbidade de quase 50%, mas no RS, o índice é de apenas 1%. Ele defendeu o cumprimento da lei que garante a validade de 180 dias das AEI e GTA e não 60 dias, como quer impor o Decreto, para os eventos de grande concentração de animais. A Audiência Pública reuniu deputados estaduais e representantes de sindicatos rurais e do Movimento de Tradições Gaúchas-MTG.

Culpa

Perderam-se na amplidão sistêmica do Governo Municipal as críticas com relação à perda dos recursos de mais de R$ 700 mil destinados à compra de um arco cirúrgico para o hospital Santa Casa. Normalmente, o alvo das críticas seria o titular da pasta da Saúde, mas ela havia sido demitida na véspera pelo prefeito Glauber Lima – exatamente em razão da morosidade na gestão.

Na ponta da caneta

Mesmo registrando sempre o atendimento atencioso e receaptivo que recebe do prefeito Glauber Lima, cada vez que o procura para encaminhar demandas que chegam a seu gabinete na Câmara, o vereador Danúbio Barcellos, do PP, não deixa por menos: coloca na ponta do lápis todos os pedidos que tem a apresentar para não esquecer de nada. E, sempre que possível, espera o encaminhamento na mesma hora. “Tenho tido a satisfação de receber essa atenção do Prefeito, que imediatamente determina as ações possíveis em cada assunto”, garantiu ele à coluna, depois de mais uma audiência com o Chefe do Executivo, na tarde de terça-feira, 28, quando apresentou demandas relacionadas com a Subida da Serra, Linha de Tiro, Aeroclube  e o terreno da ASPA, entre outras.

Soja na fronteira

A experiência da empresa Agrosoja na produção crescente de soja em Livramento será contada pelos diretores da agroindústria na reunião-almoço “Conta Quem Faz”, que a Associação Comercial e Industrial de Livramento realiza na próxima quarta-feira, 5 de junho, no restaurante Solar Dom Pedro. Na edição passada, o empresário Antônio Badra contou sua história de vida, em uma das edições de maior repercussão do projeto da ACIL, que procura identificar e valorizar histórias de sucesso no empreenderismo.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.