Prefeito dispensa Érika Zanini de Andrade do cargo de secretária municipal da Saúde

Comunicação foi feita pelo prefeito Glauber Lima, no início da manhã de ontem, insatisfeito com os resultados do setor até o presente momento e visando construir um novo cenário

Prefeito Glauber Lima

A odontóloga Érika Zanini de Andrade, ironicamente a última componente do governo a ser escolhida, ainda no período de transição – em dezembro do ano passado – é a primeira a deixar uma função de secretária.

A odontóloga paulista, de 42 anos, foi anunciada em 18 de dezembro de 2012, para comandar a pasta da Saúde, porém, a previsão do prefeito, de que ela se encaixava no perfil que o governo buscava, foi equívoca, tanto que, ontem pela manhã, aos 4 meses e 28 dias de administração, ela é a primeira a deixar o cargo de primeiro escalão, passando a responder pela coordenação da área de odontologia na pasta, segundo deixou claro Glauber Lima.

“Nós estamos em processo inicial de um governo de quatro anos e, logicamente, precisamos ter um time afinado. Costumo dizer que o Edu e eu somos os dirigentes e temos os técnicos. Tivemos que substituí-la, um dos técnicos do nosso time, para dar uma ajustada na política da saúde. Fiz isso na manhã de hoje (ontem), conversei com a doutora, agradeci a ela a colaboração até esse momento, mas precisamos de um outro perfil, que possa desenvolver o conjunto das políticas públicas que nós precisamos para reverter esse quadro da saúde, que se arrasta há vários anos, mas que nós queremos concluir com uma saúde senão perfeita, pois é uma realidade do Brasil, bem melhor a partir das nossas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESF (Estratégia de Saúde da Família), tendo condições de ajudar a própria Santa Casa” – explanou o prefeito.

De acordo com Glauber Lima, foi uma conversa pacífica, inclusive a odontóloga Érika deverá continuar colaborando em uma coordenação de saúde bucal, na medida em que é odontóloga e não há ainda implantado em Livramento o programa em parceria com o governo federal, que é o Brasil Sorridente – batizado aqui em Livramento de Sorrindo para a Vida – que está por se realizar, mas não ficará mais no comando da secretaria.

Desde ontem, o prefeito já designou: interinamente, fica no comando da secretaria a atual coordenadora administrativa: Natália Steinbrenner, colaboradora do governo, que veio de Cruz Alta e foi secretária de Saúde lá.

“Ela está já há um mês e pouco conosco, mas não deve ficar muito tempo, pois há um processo judicial lá em Cruz Alta. A coligação que perdeu a eleição entrou com ação e nosso partido, o PT, deverá retomar lá. Então, é em caráter transitório mesmo. Pedi essa colaboração para a Natália pois ela tem uma enorme experiência e vai nos dar uma ajuda na condição de secretária interina” – refere.

Segundo deixou claro o mandatário, foi o conjunto de acontecimentos que o levou a romper o compromisso com Érika Zanini de Andrade.

“Nós precisamos de um outro perfil para conduzir, sem nenhum demérito à sua qualidade pessoal e profissional. Tem três cargos nesse governo que são de cota pessoal minha, eu disse várias vezes, desde o período de transição. Disse publicamente, a Fazenda, a Procuradoria e a Secretaria da Saúde. Quem indica sou eu, pois são extremamente estratégicos para o governo. Foi um convite pessoal meu e achei que era o momento de fazer uma substituição, porque eu preciso de um outro padrão de condução política na secretaria, para podermos dar conta dos desafios vários. É claro que as coisas não se dão de uma hora para outra, temos limitações financeiras, mas nós precisamos que se acelere o processo de transição do atual modelo de saúde para um outro modelo” – ponderou o chefe do Executivo.

Não existe prazo para a permanência da interinidade e não existe cogitação de nenhum nome, de acordo com o que revelou Glauber Lima.

“Constituímos uma força-tarefa para tentar acelerar alguns trâmites, do ponto de vista das políticas públicas na saúde, mas não vou estabelecer prazo nenhum. Natália fica interinamente e, como já me referi, tem compromisso em sua cidade de origem. Se esse quadro eleitoral lá em Cruz Alta se reverter no judiciário, é possível que retorne, mas até lá temos algum tempo” – pontuou o Prefeito.

“Estou tranquila e vou colaborar com o desenvolvimento local”

Érika Zanini de Andrade

Odontóloga confirma estar tranquila com exoneração e refere que não pretende retornar para São Paulo, pois gosta muito de Sant’Ana do Livramento

Na tarde de ontem, a odontóloga Érika Zanini de Andrade falou com exclusividade para A Plateia e RCC FM. Informou ter sido comunicada no início da manhã de que seria exonerada do cargo de secretária municipal de Saúde pelo prefeito Glauber Lima, e recebeu a decisão com tranquilidade, não tendo emitido qualquer juízo sobre a decisão do mandatário, por ter o entendimento de que se trata de uma prerrogativa do prefeito.

“Estou bem, estou tranquila. Conversamos, o prefeito Glauber e eu, e ele ventilou a possibilidade de que eu continuasse trabalhando em âmbito de saúde, em uma coordenadoria da saúde bucal que está em vias de implantação, especialmente pela minha formação” – disse Érika, com serenidade. Ela confirma que, ao vir para Livramento com a família, fez uma opção pela comunidade santanense.

“Acabei me tornando secretária por acaso e procurei fazer o possível, dentro das atribuições do cargo. Sempre quis trabalhar e, até aqui, trabalhei muito pelo desenvolvimento da cidade no setor de saúde, que, sabidamente, é complexo” – avalia a ex-secretária.

“Vou continuar trabalhando, mas, antes de tudo, continuo sendo a mesma pessoa, comprometida com a transparência, justa e, sinceramente, não vejo esse episódio com olhar negativo. Tenho tranquilidade para optar em permanecer em Livramento, tenho uma reputação, uma trajetória, tenho minha família, meu filho e poderia retornar para o interior de São Paulo, de onde pedi para sair, voltando a exercer as mesmas funções e cargos, mas não é esse meu objetivo de vida” – ponderou Érika.

A odontóloga informa também que não pretende retornar para São Paulo.

“Gostei muito de Sant’Ana do Livramento e pretendo continuar residindo aqui. Procuro, com minhas experiências profissionais, ajudar e vou continuar fazendo isso, com foco no desenvolvimento da comunidade, onde estiver, na função que estiver exercendo, dentro de minha índole. Comigo está tudo bem” – afirmou a odontóloga, que conversou com a reportagem na Rivadávia Corrêa, ao cair da tarde.

Érika Zanini de Andrade disse, também, que não vê impedimento em atuar na área de sua formação profissional, desde que possa dar sua contribuição ao projeto de governo, dentro do perfil de experiência. Também fez referência ao fato de, a partir de agora, com a exoneração, ter condições de dedicar mais tempo à família, em especial a seu filho. “Vai fazer bem a meu filho” – referiu, fazendo menção à qualidade de vida.

ÉRIKA ZANINI DE ANDRADE
Odontóloga – São Paulo
TEMPO COMO TITULAR DA SAÚDE: 4 meses e 28 dias
* Enfrentou várias crises em sua gestão, como reclamações sobre atendimentos no PA da Santa Casa, falta de traumatologistas, ginecologistas, pediatras e obstetras, entre diversas situações complexas que vêm se tornando lugar comum no segmento da saúde pública.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.