Grêmio picota Brasileiro por motivação e busca recuperação na arrancada

Vanderlei Luxemburgo deu a receita para manter motivação alta e fazer boa campanha no Brasileiro

O momento é de turbulência no Grêmio. Após a eliminação nas oitavas de final da Copa Libertadores da América, o clube gaúcho viveu dias de incertezas sobre a continuidade de Vanderlei Luxemburgo e algumas possíveis mudanças no elenco. O Tricolor agora espera utilizar os cinco jogos do início do Campeonato Brasileiro para retomar a confiança da torcida. Em uma competição longa, na qual o técnico é especialista, a tática é dividir os jogos em pequenos grupos.

Luxa coleciona boas campanhas em Brasileirão. A mais recente com o próprio Grêmio, em 2012, com um terceiro lugar. Já foi campeão com Santos e Cruzeiro na era dos pontos corridos. Para o comandante, é necessário que o grupo trabalhe com percentual dentro de grupos de três jogos, para manter a motivação alta.

“O Brasileiro é um campeonato cansativo e muito longo. O ideal é fazer blocos de três jogos e tentar somar o maior número de pontos. Como fazer para manter o grupo motivado durante 38 jogos, é muito difícil. Então, você faz um planejamento de pontuação de 70% a 75%, que bate campeão, e faz o cálculo de quantos pontos você pode fazer nestes jogos, dentro de fora de casa”, disse Luxemburgo.

Será desta maneira que o clube irá encarar as cinco primeiras partidas, contra Náutico, Atlético-MG, Santos, Vitória e São Paulo. Uma espécie de busca por redenção, principalmente junto aos gremistas, após a queda no maior objetivo do clube no semestre.

“Para entrar no Brasileiro para ganhar, tem que encarar os cincos jogos como decisivos. Tem que somar pontos, pois são 38 jogos. Como tem a parada, temos que entrar forte, nos recuperarmos para o jogo contra o Náutico”, comentou Luxa.

“Já conversamos que o Grêmio já passou por situações mais difíceis e reverteram. Em alguns momentos incorporamos o Grêmio, em outros não. Vamos ter a parada para a Copa tranquila, e retomar o campeonato lá em cima. Vamos tentar fazer uma decisão, em todos os jogos também, mas esses cinco em especial pela parada longa. Para o torcedor tenha confiança na gente novamente”, arrematou Souza.

O grupo gremista deve ter mudanças para a sequência da competição – por exemplo, com as saídas de André Santos e talvez Vargas.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.