Presidente da Câmara formaliza pedido de área para instalação de feira permanente

Dagberto Reis, em Porto Alegre, confirmou pedido de cedência de terreno da Secretaria de Segurança Pública para instalação de uma feira permanente de produtos da agricultura familiar

Nereu Vargas de Castro, secretário Airton Michels e o vereador Dagberto Reis, na capital

Já está na mesa do secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Airton Michels, o pedido formal do Município para a cedência de um terreno do patrimônio do Estado, em Livramento, para a instalação da feira permanente de produtos da agricultura familiar. O pedido, assinado em conjunto pelo prefeito Glauber Lima e pelo presidente da Câmara Municipal, Dagberto Reis, foi entregue pessoalmente, pelo próprio vereador, ao secretário e ao chefe de gabinete da Secretaria, tenente coronel Nereo Vargas, em encontro realizado na manhã de ontem, em Porto Alegre.

A criação de uma feira permanente em local abrigado da intempérie, onde os pequenos produtores possam expor e vender suas mercadorias diretamente para os consumidores da Fronteira, tem sido uma das principais bandeiras de luta de Dagberto. Na legislatura passada, inclusive, ele chegou a conseguir recursos para a construção de módulos de madeira, de melhor qualidade, na praça Oriovaldo Greceller – um dos pontos onde os produtores costumam trabalhar -, mas em razão de regramento previsto no Plano Diretor da cidade, o local teve que ser desmanchado.

Diretor de Patrimônio, Otto Luiz Doutros, com o presidente da Câmara de Livramento, ontem à tarde, na capital gaúcha

Em conversa com os produtores, o legislador identificou como uma das principais demandas do setor a criação de um local fixo para o funcionamento da feira, aonde os consumidores poderão ir tranquilamente, e sob qualquer tempo, sabendo que os produtores estarão vendendo produtos de qualidade, oriundos das pequenas propriedades rurais de Livramento. Depois de analisar várias possibilidades, concluiu-se que o local mais indicado e disponível, na área central, seria o terreno localizado na rua Hugolino Andrade, quase esquina com a Vasco Alves, onde no início dos anos 90, esteve instalado o primeiro módulo de policiamento ostensivo da Brigada Militar em Livramento.

Nesta quinta-feira, Dagberto formalizou o pedido de cedência do terreno, que está já há algum tempo sem utilização pelo Estado, para que o Município possa, finalmente, instalar a feira permanente de pequenos produtores de Livramento. “O secretário foi muito receptivo ao nosso pedido, principalmente quando explicamos o motivo. Estou muito otimista em relação a uma resposta breve e, evidentemente, positiva”, informou, de Porto Alegre, o presidente da Câmara Municipal santanense.

 

Casa do Estudante

Conhecedor dos processos para cedências de áreas do Estado, Dagberto também aproveitou a manhã na Capital para antecipar um contato com o Setor de Patrimônio do Estado, onde foi recebido pelo diretor de Patrimônio, Otto Luiz Doutros, e pelo diretor adjunto do Departamento de Administração do Patrimônio, Rogério Telles. O vereador santanense pediu informações detalhadas sobre o terreno localizado na rua Hugolino Andrade e sobre outros imóveis do Estado em Livramento, que possam ser utilizados mais positivamente em favor da sociedade.

No encontro com Otto Doutros, Dagberto também tratou a respeito da possibilidade de doação do terreno da antiga Cooperativa de Lãs, na Avenida 24 de Maio, para a criação de uma Casa do Estudante, para atender alunos do campus local da Unipampa. O Presidente da Câmara de Vereadores levou ao diretor de Patrimônio do Estado preocupação do secretário municipal de Administração, Fabrício Peres, visando agilizar o processo de cedência da área, que após será repassada à Unipampa, que deverá construir prédio para moradia dos estudantes universitários.

“Nós podemos, e devemos, contribuir com as instituições, no sentido de apresentar alternativas para questões para as quais, diante do grande volume de demandas da sociedade, as autoridades não conseguem atentar. Exemplos disso são as alternativas que estamos sugerindo para aproveitamento de áreas para a criação da feira permanente e um prédio para alojamento de estudantes universitários”, justificou Dagberto Reis.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.