Consumidores de Livramento poderão ganhar central da agricultura familiar

Presidente da Câmara articula doação de espaço na área central para a instalação de feira fixa de produtores

Os pequenos agricultores de horti-frutigranjeiros e outros produtos, como o mel, de Livramento, poderão passar a contar, em breve, com um espaço físico privilegiado para a comercialização desses produtos diretamente para os consumidores em geral. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, e a Câmara de Vereadores estão estudando a formação de uma Central de Abastecimento nos mesmos moldes da Ceasa, de Porto Alegre, para o recebimento e distribuição dos produtos dos trabalhadores da Agricultura Familiar, tanto para a venda em pequenos mercados, quanto para os consumidores em geral.

A ideia foi lançada pelo próprio presidente da Câmara de Vereadores, Dagberto Reis, que vem contribuindo para a organização dos pequenos produtores e seu fortalecimento como setor importante na economia de Livramento. Na semana passada, Dagberto Reis acompanhou um grupo de pequenos produtores da Mangueira Colorada, vila Progresso, vila Palomas, Passo do Guedes, Cerro da Vigia e Km 05 em reunião com o secretário da Agricultura, Carlinhos Fernandes, quando a proposta foi explanada e detalhada.

Carlinhos Fernandes gostou da alternativa, que poderá representar um grande avanço tanto no apoio prestado pelo Poder Público aos pequenos produtores da agricultura familiar, quanto na excelência dos serviços oferecidos à população, especialmente em relação à facilidade no acesso aos produtos naturais e de reconhecida qualidade originários das pequenas propriedades locais. Com a concordância também dos produtores presentes, a própria Secretaria já iniciou os estudos para a elaboração de um projeto específico, visando captar recursos nas esferas federal ou estadual para viabilizar a instalação da central de abastecimento.

Enquanto isso, Dagberto Reis já iniciou uma articulação com o Governo Federal e Governo do Estado para verificar a existência de prédio ou área integrante dos patrimônios desses poderes em Livramento e que possam vir a acomodar a estrutura de exposição e comercialização dos produtos dos pequenos produtores locais. “Seja em um prédio ou mesmo um terreno, que nos seja cedido pela União ou pelo Governo do Estado, ou ainda em algum outro espaço, nosso objetivo é que os produtores possam exercer seu trabalho, possam vender seus produtos, e também a dona de casa, o pai de família, a mãe, enfim, possam comprar um produto de qualidade para seus filhos, e em local de fácil acesso e logística organizada”, explicou Dagberto.

Ele já entrou em contato com a diretora de Patrimônio da União no Rio Grande do Sul, Rose Carla Correia, para saber se existe prédio no centro de Livramento com as características necessárias para implantação da feira. Através dela, Dagberto também já conseguiu articular a doação para Livramento do prédio na rua Rivadávia Corrêa, onde até há pouco tempo funcionou a Justiça do Trabalho.

Além da possibilidade da implantação da central de abastecimento, os pequenos produtores também receberão apoio da Secretaria de Agricultura na área de transporte, repasse de tecnologia e assistência técnica em suas propriedades.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.