Secretário da Agricultura local enfoca agenda positiva na feira

Titular da Agricultura de Livramento mantém diversos contatos em Esteio e oficializa programa que enfatiza olivocultura em âmbito dos municípios da Amfro

Veterinário Ariel Lima e o secretário Carlos Fernandes

O secretário Carlinhos Fernandes, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, representou Livramento durante encontro de secretários da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro) no parque Assis Brasil, em Esteio.

Criador da raça Merino Australiano e de Cavalos Crioulos, Fernandes realizou uma série de visitas às entidades representantes das raças bovinas, ovinas e equinas, no Parque Assis Brasil e, além da Casa de Sant’Ana – onde esteve e elogiou a pujança da equipe da secretária Denise Toledo, do Turismo – fez visitas aos criadores santanenses que participam da Expointer.

“A participação de Livramento, mais uma vez, ocorreu com muita grandeza” – referiu.

“Almocei com Onélio Pilecco, da Pilecco, que lançou o selo verde, com a Brasken, em Esteio, e quer fazer um lançamento em Sant’Ana do Livramento – uma das praças de melhor comercialização do cereal – para mostrar a embalagem produzida a partir da cana-de-açúcar, com sustentabilidade, sendo a primeira empresa a chegar nesse nível” – destacou.

Fernandes salienta que também esteve com Hermes Ribeiro, secretário da Farsul, tratando do Agregar Carnes, especificamente a questão dos nossos frigoríficos. “Estamos fazendo uma apresentação das questões técnicas dos frigoríficos de Livramento, com nosso coordenador do Sistema de Inspeção Municipal – SIM, médico veterinário Ariel Lima, que esteve conosco em Esteio, e também o Francisco Correa, relatando sobre os pequenos frigoríficos.

“Participei de uma reunião dos secretários da Agricultura da Amfro, os 12 municípios representados. Definimos o projeto de uma nova matriz produtiva para nossa região, contando com Embrapa, IFSul, Emater e Fepagro, bem como universidades, como a Unipampa. É o piloto de uma nova cadeia produtiva, tendo sido aprovada a cadeia das oliveiras, para beneficiar, por proposta nossa, 10 unidades por município” – informou Fernandes.

O secretário ressalta que o grupo de trabalho dessas entidades terá prazo de 3 meses para apresentar o projeto junto ao governo do Estado e o Ministério da Agricultura, que terá recursos para projetos regionais, que sejam do conjunto dos municípios.

“Contamos com o apoio do Comitê de Fruticultura da Metade Sul, e estamos avaliando em termos de hectares, e as secretarias de Agricultura e o técnico do comitê farão os estudos. Vamos fazer em Livramento, na agricultura familiar, pequenos e médios produtores. A ideia é um edital público para tornar o processo mais transparente e que as pessoas se inscrevam demonstrando interesse e, após isso, fazer sorteio. Foi um avanço, foi a quinta reunião que participo, saímos para a prática. A associação de secretários da Amfro já foi reconhecida em cartório, porque os interesses se batiam, muitas vezes. Agora, há o foco coletivo, regional” – destacou.

Fernandes informou que também realizou visitas aos produtores de Livramento, presentes na Expointer neste ano, cumprimentando a todos pela qualificada apresentação dos produtos locais.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.