Fepagro completa 95 anos nesta sexta

O secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, Cláudio Fioreze, estará em Veranópolis nesta sexta-feira, 30, para as comemorações dos 95 anos da pesquisa agropecuária gaúcha.

O Secretário e o diretor-presidente da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Danilo Rheinheimer dos Santos, fazem visita ao Centro de Pesquisa Carlos Gayer (Fepagro Serra).

Ao longo dos anos, as pesquisas da Fepagro contribuíram de forma significativa para o crescimento econômico estadual, com a geração de tecnologias que promoveram grandes avanços no setor agropecuário.

Desde a década de 1990 até hoje, a Fepagro já registrou 41 cultivares de azevém, cebola, citrange, feijão, tangerina, mandioca, milho, soja, sorgo e trigo.

Outra contribuição, em meados dos anos 1970, foi o estudo que avaliou o efeito de inoculação da soja com bactérias fixadoras do nitrogênio atmosférico. Devido a seu pioneirismo, o Laboratório de Microbiologia Agrícola da Fepagro é referência nacional na área de inoculantes, sendo o único laboratório no Brasil credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para realizar análises dos produtos biológicos de uso agronômico atualmente comercializados no país.

Na área de sanidade animal, o Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (Ipvdf – Fepagro Saúde Animal) trabalha com a pesquisa e o diagnóstico de diversos males que podem afetar as cadeias produtivas de carne do Rio Grande do Sul, atuando conjuntamente com os programas de sanidade animal conduzidos pela Secretaria de Agricultura.Após passar por um processo de revitalização nos últimos três anos e receber um investimento recorde de R$ 44 milhões, hoje a Fepagro encontra-se totalmente reestruturada, sendo responsável por 112 projetos de pesquisa e 50 experimentos a campo.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.