Secretário Fioreza defende o leite produzido no RS

Ao abrir o seminário Sisbi RS, sobre inspeção e qualidade do leite, em Porto Alegre, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze (na foto), ponderou que o problema que atinge o produto no Estado é causado por “uma minoria de pessoas que se envolveram e serão exemplarmente punidas”. Ele acrescentou que o leite gaúcho é um dos melhores do país e é preciso “valorizar a imensa maioria que produz com qualidade”.

O Secretário afirmou que os problemas estão sendo superados pela ação do poder público e da iniciativa privada e o processo culminará na “depuração” da cadeia produtiva. O Sindilat/RS, organizador do evento, usando argumentação semelhante, tem condenado as adulterações denunciadas pelos órgãos oficiais e dito que confia nas investigações criteriosas e nas decisões da Justiça.

Fioreze previu que a produção de leite do Estado, atualmente a segunda maior do país, com mais de 4 bilhões de litros por ano, dobrará de volume na próxima década. Citando a aproximação comercial com a China, disse que os chineses têm interesse na importação de leite em pó, o que significa uma excelente oportunidade de negócio em razão do contingente populacional daquele país. “Os chineses estão mudando seus hábitos alimentares e adotando o leite”, observou.

O Secretário destacou que a fiscalização no Rio Grande do Sul é diferente da dos demais estados. “Se acontecesse em outros estados (o mesmo tipo de fiscalização) qual seria o resultado”, indagou. O seminário foi realizado nesta quarta-feira, 21, no Hotel Ritter, em Porto Alegre, tratando da adesão pelos laticínios ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi).

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.