Profissionais da saúde apontam melhorias e falam de projetos

Secretária de saúde e enfermeira coordenadora informaram as ações realizadas no primeiro semestre

Coordenadora da atenção básica, Raquel Martins Pinheiro

A saúde em Livramento está renascendo. Foi assim que a enfermeira coordenadora da atenção básica, Raquel Martins Pinheiro, iniciou seu relato sobre a situação atual das Unidades Básicas de Saúde – UBS. De acordo com ela, está sendo desenvolvido um trabalho de muito mais de oito horas por dia. “As pessoas, às vezes, comentam que não estamos fazendo nada e que não está dando certo nosso trabalho. Mas não é fácil, em poucos meses, organizar tudo, ainda mais quando trabalhamos com a saúde das pessoas”, destacou ela.

Atualmente, existem nove Unidades Básicas de Saúde em funcionamento na cidade: UBS Dr. Carlos Ivoney, UBS Tabatinga, UBS Vila Real, UBS Prado, UBS Armour, UBS CAIC, UBS Planalto, UBS PAM e UBS Simon Bolívar.

O primeiro diferencial existente está relacionado ao atendimento. Anteriormente, os postos funcionavam das 7h às 13h. Desde o mês de março, essas unidades atendem das 7h às 17h. “Isso é um diferencial e é uma facilidade para a população, que pode ter atendimento tanto pela manhã, quanto pela tarde”, afirmou Raquel.

Cinco dessas nove unidades possuem sala de vacinação, e o processo é de ampliação. “Para isso, dependemos que a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde aprove essa iniciativa”, completou a enfermeira. As unidades que já possuem sala de vacinas são PAM, Armour, Prado, Unidade Sanitária (Dr. Carlos Ivoney), CAIC, sendo que na UBS da Vila Real falta somente a visita dos responsáveis da 10ª Coordenadoria para iniciar a prestação do serviço. 

Equipes 

Todas as UBS contam com uma equipe, coordenada por um enfermeiro, que tem seus auxiliares: técnicos em enfermagem, escriturários e funcionários responsáveis pela limpeza do local. O número de funcionários varia de acordo com a unidade e o número de pessoas que atende por dia. 

Médicos 

Contratos

Em relação ao término dos contratos dos profissionais que atuam no município, Raquel explicou que no momento em que o contrato vence, por lei, é necessário que o profissional fique afastado por um período aproximado de 10 dias. Após esse período, o médico é recontratado e pode voltar a atuar. “O que estava causando problema era esse intervalo de tempo, em que as pessoas demonstraram preocupação por ficar sem atendimento. Mas, temos procurado ajudar de uma forma que os médicos não deixem de atender todos ao mesmo tempo, para que a população tenha outra opção de atendimento”, salientou Raquel.

Com relação à falta de profissionais e aos transtornos que isso causa, Raquel explicou que o grande problema é que não existem profissionais suficientes disponíveis para atender essa demanda que a cidade possui. 

Ginecologistas

Desde fevereiro, através de parceria com alguns ginecologistas, foi possível instituir o pré-natal na cidade. “Está longe do que gostaríamos, do ideal, uma vez que temos uma carência grande nessa área”, completou a enfermeira.

No PAM, Unidade Sanitária, Prado e Armour, existe o atendimento exclusivo de pré-natal. “Procuramos ajudar essas gestantes. Quanto ao atendimento de ginecologia para mulheres que não estão grávidas, sabemos que ele ainda é deficiente, mas estamos procurando profissionais mais disponíveis. Por enquanto, é a Dra. Eloy que vem fazendo esses atendimentos, no Prado e PAM. No entanto, a demanda é grande e não conseguimos suprir tudo”, lembrou Raquel.

Raquel destacou, nesse caso, o serviço de Saúde da Mulher, realizado com a enfermeira Viviane Schneider, no CHS, onde é realizada a coleta de material para o exame preventivo de colo uterino e o encaminhamento para mamografia. Nas Unidades Básicas também existe esse serviço, e os enfermeiros estão habilitados para a realização dessas coletas em dias agendados. 

Outras especialidades 

No caso de não haverem especialistas para determinada doença na unidade básica, é realizado o encaminhamento desse paciente para um médico da cidade ou até mesmo de outro município da região. A novidade é que agora existe na cidade um gastroenteorologista, atendendo às quartas-feiras, à tarde, na Unidade Sanitária. 

Mutirões 

Os mutirões são realizados toda a semana, nos assentamentos. “Temos 39 assentamentos e uma programação que envolve o ônibus da Secretaria de Saúde, que transporta uma equipe composta por uma enfermeira, um dentista, uma médica clínica e uma pediatra até esses locais. O mutirão é realizado uma vez por semana, mas dependemos do tempo

bom para nos deslocarmos até essas regiões de interior”, destacou a enfermeira.

Através de reunião realizada com os assentados, também está sendo programado que nas terças-feiras o ônibus leva essa equipe já mencionada e na quinta-feira o ônibus leva somente a equipe de enfermagem para realizar os atendimentos mais simples. 

Deficiências a serem resolvidas

Segundo Raquel, a principal preocupação da equipe da saúde, atualmente, é aumentar o quadro de pessoal nas UBS. “Estamos procurando reorganizar para que não haja falta de funcionários, tanto na área técnica, quanto na estrutural, no que diz respeito à manutenção e limpeza”, ressaltou.

Raquel também enumerou o foco nas obras das novas UBS. A UBS Armour deve ser a primeira a ficar pronta. “Estamos prontos para colocar as equipes para trabalhar nesses novos locais”, disse. 

Outras atividades 

Nas UBS também está à disposição o serviço de nutricionista e Caderneta do Adolescente. 

Unidades de atenção especializada 

Pela rede municipal de saúde, também existe o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, CAPS AD para álcool e drogas, e também o SAE – Serviço de Atendimento Especializado, DST, HIV, AIDS.

Dificuldades existem, porém a vontade de trabalhar é maior

Secretária municipal de saúde, Érika Zannini

“Sinto-me gratificada e emocionada por saber que as pessoas que usam os serviços das unidades básicas de saúde estão notando as mudanças feitas. É um trabalho de equipe, da nova gestão e, principalmente, dos profissionais que permaneceram conosco. É um trabalho que precisa de 24 horas de atenção, não só as oito horas trabalhadas. Envolve muito de nós, e ainda queremos fazer muito mais. Por mais que a gente esteja próximo do trabalho, quando se está em um nível central como estou, não temos acesso a todas as informações – não posso estar em todas as unidades acompanhando. Mas quando chegam notícias positivas, vejo o trabalho e empenho realizado pelos profissionais que trabalham comigo. Dificuldades? Temos algumas, porém, a vontade de trabalhar é maior. As filas nos postos se resolvem com os agendamentos. No entanto, vejo que os santanenses não estão preparados para essa mudança, é uma mudança que faz parte da cultura. A pessoa não está preparada para receber a informação de que a consulta dela está marcada para daqui a um mês, por exemplo. Isso mudaremos aos poucos. A higienização dos postos é feita por apenas seis servidores – é pouco. Por isso, estamos fazendo mutirões para a realização dessas limpezas mais pesadas, para amenizar o problema. O mais importante é que eu faço um apelo às mulheres de Livramento: façam o exame do preventivo de câncer do colo do útero e a mamografia, que são extremamente importantes. E, principalmente, levantem o exame depois de realizado, pois é algo que pode prevenir uma série de complicações mais graves”, declarou Érika Zanini, secretária de saúde. 

 

Relação de especialidades por UBS
• Todas as UBS funcionam de segunda a sexta-feira das 7h às 17h

UBS Armour – Pré-natal, pediatra, cardiologista, odontólogo, nutricionista
UBS Vila Real – Clínico geral, pediatra
UBS PAM – Clínico geral, cardiologista, urologista, pediatra, neurologista, nutricionista, fonoaudióloga, ginecologista
CAPS – Nutricionista, psiquiatra, psicóloga
UBS Tabatinga – Clínico geral, pediatra, nutricionista
UBS CAIC – Clínico geral, pediatra, otorrinolaringologista, odontólogo
UBS Prado – pré-natal, clínico geral, pediatra
UBS Simon Bolívar – Clínico geral
UBS Planalto – Clínico geral, pediatra, odontólogo
CHS – Planejamento Familiar – Coleta de papanicolau e encaminhamento para mamografia
CAPS AD – Psiquiatra, nutricionista
UBS Dr. Carlos Ivoney – Pré-natal, pneumologista, oncologista, pedriatra, endocrinologista, cardiologista, clínico geral, proctologista, dentista, nutricionista

População está satisfeita

Maioria dos pacientes procurados informou estar sendo  bem atendida nas UBS

“Sempre fui bem atendido, nunca tive nenhuma reclamação. A espera sempre acontece, mas devemos ter paciência, pois são muitas pessoas que procuram o atendimento”, Vilmar da Silva, 69 anos, usuário do PAM

 

 

 

“Venho seguido aqui consultar e sou sempre bem atendido. O único problema é para marcar a consulta, pois precisamos vir de manhã bem cedo para conseguir um número”, Nelci Gomes, 62 anos, Usuário da UBS Tabatinga

 

 

 

“Quando preciso encontro resposta. Acho somente que, pelo SUS, os atendimentos em geral são demorados, principalmente em relação aos agendamentos” Paulo Siqueira, 46 anos, usuário UBS CAIC

 

 

 

“Sempre utilizo o serviço de pediatria para meu filho e sempre sou bem atendida, não preciso ir de manhã cedo para conseguir atendimento”, Ligia Nasser, 24 anos, usuária da UBS Planalto

 

 

 

 

“A demora acredito que seja o principal problema relacionado às UBS. O agendamento de consultas, às vezes, demora e também os atrasos dos médicos para chegar até aqui o Posto.” Nara Regina Alves Castilho, 49 anos, usuária UBS Armour

 

 

 

“Sempre consigo atendimento, tanto para clínico geral, pediatra ou dentista. O atendimento das enfermeiras também é bom, a estrutura do posto é completa. A única coisa que penso estar faltando é a sala de vacinas, para não precisarmos ir ao centro vacinar nossos filhos”, Naiara Costa Teixeira, 26 anos, usuária da UBS Simon Bolívar

 

 

“Acredito que aqui também falta um pouco de higiene, principalmente no piso e os lixos que ficam próximos aos pacientes. Em relação aos médicos, a maior dificuldade é em conseguir um especialista, pois as pessoas esperam de um dia para o outro para conseguir um número”, Mirta Custódio Silva Gazapina, 48 anos, usuária UBS Dr. Carlos Ivoney

 

 

 

 

“Sou sempre bem atendida, inclusive no setor de vacinas, pesagem”, Michele Menezes Rodrigues, 31 anos,usuária UBS Prado 

 

 

 

 

“Sou bem atendida, tanto pelas enfermeiras, quanto pelo pediatra e clínico geral, cujos serviços utilizo todo mês”, Cátia Alexandrina da Costa Benites, 40 anos, usuária UBS Prado

 

 

 

 

“Sempre que precisei, fui atendida. O que faz falta aqui pra nós são os serviços de odontologia e ginecologia”, Carmen Pereira, 36 anos, usuária UBS Vila Real 

 

 

 

 

 

“Sempre fui atendida. Não tenho reclamações de nada”, Carmen Elizabet, 41 anos, usuária UBS Vila Real 

 

 

 

 

 

“Sempre fui bem atendida. O único problema é que para conseguir números para certas especialidades, as pessoas precisam passar a noite aqui em frente”, Enilce Teixeira Rodrigues, 56 anos, usuária UBS Dr. Carlos Ivoney

 

 

 

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.