Profissionais que aderiram ao Mais Médicos já estão atuando em Livramento

No total, o município foi contemplado com 10 médicos na 1ª e 2ª fases

Prefeito deu boas-vindas aos médicos

Na primeira etapa do Programa Mais Médicos, Sant’Ana do Livramento foi contemplada com quatro profissionais, sendo que dois deles já assumiram no dia 2, segunda-feira. A Médica Maria Helena Padilha e o médico Ronaldo Padilha estão atendendo no UBS do Armour. O terceiro profissional chega à cidade no dia 9 e o quarto estará assumindo no dia 16 deste mês. 

Para saudar os dois profissionais que já estão realizando atendimentos através do Programa, o prefeito Glauber Gularte Lima, acompanhado do secretário de Administração, Fabricio Peres, e do Presidente da Câmara de Vereadores, Dagberto Reis, recebeu os médicos Maria Helena e Ronaldo, em seu gabinete, na manhã de segunda. 

Dos quatro médicos, três estarão atendendo na UBS do Armour, esclareceu a secretária de saúde, Natalia Steinbrenner. O quarto profissional, uma médica, formada na Universidade do Uruguai, passará pelo Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos), antes de assumir. Além disso, o município receberá mais seis profissionais, através do Programa. Na oportunidade, o prefeito Glauber enfatizou que a saúde no município é uma questão central e que a prefeitura fará todo o possível para proporcionar as melhores condições de trabalho aos profissionais médicos que atendam na cidade. “Agradeço a estes médicos pela disponibilidade de servirem à população santanense neste momento de reestruturação da saúde em nosso município”, enfatizou o Prefeito.

A Secretária de Saúde ressaltou que o município vive, hoje, uma grande expectativa em relação à qualificação dos serviços prestados no atendimento à população em relação à saúde. “A atenção primaria é a grande, ou até mesmo a principal, porta de entrada para o tratamento dos pacientes, é neste momento que se analisa se a pessoa tem a necessidade de um atendimento mais especializado”, destacou Natalia, contando, ainda, que a ideia é qualificar os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e torná-las, gradativamente, em Estratégias de Saúde da Família.

Na opinião da Secretária, o Programa Mais Médicos auxilia e muito os municípios. Primeiro, pelo motivo que o custeio é pago pelo Ministério da Saúde, e segundo que o município não estará demitindo os outros profissionais que já atuam nas UBS, e com isso o serviço de saúde será ampliado. “Os médicos que foram contratados pelo programa trabalharão 8 horas diárias. Eles não receberão por procedimento ou por número de pessoas atendidas, e terão que permanecer na UBS durante as 8 horas e atender toda a demanda”, frisou Natalia. Além disso, os profissionais também têm por função a visitação dos pacientes acamados nas áreas de cobertura. 

PERFIL
Nome: Maria Helena Padilha
– Médica com especialização em pediatria
– É formada pela Universidade Católica de Pelotas no ano de 1991
– Atuou nas áreas de clínica e pediatria
– Exerceu funções nas cidades de Livramento e São Francisco de Assis
– Trabalha na profissão há 19 anos

 

 

PERFIL
Nome: Ronaldo Padilha
- Médico Clínico Geral
- É formado pela Universidade Católica de Pelotas no ano de 1991
- Exerceu funções nas cidades de Livramento, São Francisco de Assis e Rosário do Sul
- Trabalha na profissão há 19 anos

 

 

Programa Mais Médicos

Saiba Mais

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. Com a convocação de médicos para atuarem na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para a população.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.