Mais Médicos contempla a cidade com mais 6 vagas

Profissionais que fazem parte do programa serão apresentados as Unidades esta semana

Secretaria de Saúde, Natalia Ivone Steinbrenner

Os profissionais do Programa Mais Médicos começam a atuar no próximo dia 2, segunda-feira, em Sant’Ana do Livramento. De acordo com a secretária de saúde, Natalia Steinbrenner, dos quatro médicos que foram destinados ao município, três estarão atendendo na UBS do Armour. Apenas uma médica brasileira, que se formou na Universidade do Uruguai, terá que passar pelo Revalida.

A secretaria enfatizou que a vinda dos profissionais é para agregar e acrescentar no atendimento primário do Sistema Único de Saúde, e não substituir os especialistas brasileiros. Além disso, ela falou que a cidade receberá mais seis profissionais, que fazem parte do Programa Mais Médicos. “Espero que os profissionais do município se interessem pelas vagas”, destacou Natalia.

INFORMAÇÕES RECENTES

Esta semana, os profissionais que chegaram de Cuba para atuar no Programa Mais Médicos foram vaiados e hostilizados pela população do Ceará. Segundo Tiago Lopes, médico pneumologista santanense, a atuação dos manifestantes foi lamentável. “Os profissionais cubanos não têm culpa nenhuma da situação a que chegou a saúde no Brasil. Devem ser respeitados como seres humanos e profissionais que são”, declarou Tiago. Ele ressaltou que as ações são atitudes isoladas, de pessoas que não representam a classe como um todo, e que talvez não tenham a devida compreensão que a situação exige.

De acordo com a médica Tania Motta, delegada do Cremers, a classe médica local mantém sua posição contrária ao exercício das atividades sem o revalida para profissionais estrangeiros ou formados em faculdades estrangeiras. Eles entendem que investimentos em melhorias nas condições de atendimento e um plano de carreira para os médicos seriam a solução. “Embora consideremos um equívoco a forma como as autoridades estão se posicionando, não concordamos com as atitudes de agressão contra os profissionais vindos de Cuba, na última terça-feira. Esperamos que a sociedade entenda que nossa luta não é corporativista, mas sim pelo que aceditamos seja melhor em termos de saúde, para a população”, disse a médica. 

Saiba Mais sobre o Programa Mais Médicos

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para a população.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.