Termina hoje a campanha de prevenção contra a gripe

Vacina é apenas para os grupos de risco

Candida Einloft, coordenadora das imunizações

Termina hoje (10) a campanha de vacinação contra a influenza H1N1. De acordo com a coordenadora das imunizações, Candida Einloft, a campanha começou dia 15 de abril e se estendeu até o 26 de abril, no entanto, devido à baixa cobertura na maioria dos municípios do Brasil, foi prorrogada até hoje. Sant’Ana do Livramento recebeu dezessete mil doses de vacina, que segundo Candida seria a quantidade suficiente para imunizar todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários – idosos acima de sessenta anos, gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de dois anos de idade, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas – sendo que as pessoas deste último grupo têm que levar um comprovante, como receita ou laudo médico.

Até ontem, foram vacinadas em torno de treze mil e setecentas pessoas. Candida destacou que o único grupo imunizado em 100% foi o dos trabalhadores da área da saúde. “O grupo que menos procurou as unidades para se vacinar foi o das crianças, em torno de 50%”, ressaltou a coordenadora, completando que o grupo das gestantes foi imunizado em torno de 60%, os idosos em 65% e as puérperas em torno de 70%.

Ainda de acordo com Candida, nesse ano não serão distribuídas à população as doses que sobrarem. Sairá hoje outra orientação do ministério, que dirá aos coordenadores das imunizações o que fazer com as doses restantes. A princípio, não será liberado para a população, disse Candida. A coordenadora diz que como Livramento tem mais de oitenta e dois mil habitantes, as doses que sobraram são mínimas – pois o município recebeu apenas dezessete mil doses sendo que quase quatorze mil já foram aplicadas – e serão reservadas em torno de trezentas doses para a segunda dose das crianças que fizeram a vacina pela primeira vez.

Candida relatou que nos outros anos a vacinação foi liberada para a população que não fazia parte dos grupos prioritários, pois ao fim de cada campanha o ministério mandava doses a mais para quem procurasse as unidades de saúde à procura da vacina da gripe. 

Depoimentos 

“A orientação que eu já recebi da coordenadoria é que não irão nos mandar mais vacinas”, concluiu Candida, enfatizando ainda que os grupos prioritários procurem os postos, pois hoje é o ultimo dia de campanha para a prevenção da gripe H1N1. Ela alerta que em 2012 mais de 200 pessoas vieram a óbito em todo o Brasil, vítimas da doença. “Quem teve febre nas últimas 24 horas não pode se vacinar”, lembrou Candida.

“Acho importante as pessoas se vacinarem, pois agora vêm os frios mais rigorosos. Este é o segundo ano que faço a vacina, mo ano passado notei que não me gripei como nos anos anteriores, e por isso resolvi fazer este ano novamente’’, Jaíra Ataides, 69 anos.

“Faço parte do grupo de risco e, por isso, faço a vacina. Acho importante ficar imunizada para não haver complicações no inverno. Também trabalho com o público, então tenho que estar com as vacinas em dia”, Roseli Castro.

“Não tenho sessenta anos, porém tenho doença crônica, e como faço um curso de auxiliar de enfermagem, tenho que estar imunizado”, Luiz Carlos Silva, 46 anos.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.