Cidade às compras. Santanenses se preparam para abrir o bolso com a chegada do Dia das Mães

Lojistas esperam aumento nas vendas em torno de 6% em relação ao mesmo período no ano anterior. Vestuário e eletrônicos deverão ser as grandes vedetes

Roupas devem impulsionar as vendas para o Dia das Mães no comércio de Sant’Ana do Livramento

Sant’Ana do Livramento, assim como as demais cidades brasileiras, entra na reta de preparação para mais um período de aumento nas vendas no comércio, em razão da proximidade do Dia das Mães, uma das datas comemorativas mais esperadas pelos comerciantes, pelo normal alto volume nas negociações. O período deverá coincidir com os dias de pagamento dos salários dos trabalhadores, que poderão efetuar as compras, em sua maioria, com pagamentos à vista.

Para o presidente da Acil – Associação Comercial e Industrial de Sant’Ana do Livramento, Sergio Oliveira, o momento é de ansiedade para os lojistas, que esperam ter bons resultados com a segunda data comercial mais importante do ano. De acordo com o presidente, a expectativa de aumento nas vendas, em relação ao mesmo período no ano passado, gira em torno de 6%. “Estamos trabalhando com esse índice, e espero que possamos atingir esse número, o que significa um incremento considerável nas vendas do nosso comércio. Estamos atravessando um momento complicado, com a queda das vendas nos últimos dias e, agora, com esse período de chuvas, quando as vendas antecipadas ficaram um pouco comprometidas. Mas espero que, a partir do início da semana, a situação volte à normalidade e as vendas aconteçam no comércio de Sant’Ana do Livramento”, frisou ele.

Sergio Oliveira disse acreditar, ainda, que os setores de vestuário e produtos eletrônicos deverão ser os grandes campeões de venda no período, seguindo uma tendência dos últimos anos. Ao falar da inadimplência, Sergio Oliveira disse que os índices não deixam de ser assustadores. “A inflação se apresenta de forma perigosa, e é preciso estar muito atento a esses números. As pessoas precisam tomar muito cuidado para não comprometerem a sua renda e perderem o seu poder de compra. Hoje, a tentação de efetuar gastos com o cartão de crédito é muito grande, mas há sempre o risco de comprometer a renda e não conseguir quitar os compromissos. É importante que os consumidores não deem passos maiores dos que as pernas, pois estamos somente no quinto mês do ano, e os demais compromissos financeiros não podem ser esquecidos”, destacou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Sant’Ana do Livramento.

Ao falar da possibilidade de contratações temporárias, Sergio Oliveira disse não acreditar que os números possam ser expressivos nesse período. O presidente da Acil considera que o curto espaço de tempo e a queda recente nas vendas do comércio estão entre os fatores que poderão levar os comerciantes a abrirem mão das contratações temporárias, permanecendo apenas com os seus atuais quadros para o Dia das Mães. “Infelizmente, não creio que poderá haver acréscimo nas contratações nesse período, o que considero ruim, porque emprego e renda são sempre bons”, finalizou.

Inadimplência diminui e mais santanenses têm o nome limpo na praça

São dados que não significam que os comerciantes já possam sair comemorando, ou que possam estimular os compradores a mergulhar de cabeça no mercado e correr novos riscos. Porém, os números divulgados pelo Serviço de Proteção ao Crédito, órgão ligado ao CDL – Clube dos Diretores Lojistas de Sant’Ana do Livramento, podem significar o sinal de uma lenta recuperação do poder aquisitivo dos santanenses. De acordo com os dados repassados na manhã de sexta-feira, pelo CDL, pelo menos em três indicadores houve uma pequena melhora. Os dados representam uma mudança na conduta dos compradores, que estão, pouco a pouco, correndo para ter o nome limpo e voltando a atuar com força no mercado.

NÚMEROS

Dados repassados de janeiro a abril deste ano em relação ao mesmo período do ano passado

INADIMPLÊNCIA

2012 – janeiro a abril – 54,35%

2013 – janeiro a abril – 52,36%

Obs.: Em relação ao mesmo período no ano passado, houve um redução de 1,99% no número de inadimplentes em Livramento

CONSULTAS

2012 – janeiro a abril – 14,79%

2013 – janeiro a abril – 20,83%

Obs.: Em relação ao mesmo período no ano passado, houve um aUmento de 6,04% no número de consultas ao cadastro de compradores feitos por estabelecimentos comerciais em Livramento

EXCLUSÕES

2012 – janeiro a abril – 45,17%

2013 – janeiro a abril – 47,64%

Obs.: Em relação ao mesmo período no ano passado, houve um aumento de 2,47% no número de exclusões no cadastro de devedores, ou seja, aumentou a quantidade de santanenses com nome limpo na praça.
FONTE: CDL/Sant’Ana Do Livramento

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.