O que comprar no dia das mães?

Cresce o preço dos mimos no dia especial do mês de maio

Muitos presentes acabam saindo caro graças à alta carga tributária. Para o dia das mães deste ano, comprar o mimo especial do dia 11 não ficou fácil, é preciso pesquisar bastante.

Dércia Portes, santanense que acredita: “pesquisar é a melhor opção”.

Contudo, mais difícil do que a simples escolha do presente, é lidar com os preços. Muitos deles acabam saindo caro graças à alta carga tributária. A justificativa é o fato de serem tidos na maioria como objetos supérfluos, ou seja, não são produtos de primeira necessidade, e, por isso, em muitos casos, a porcentagem de tributos chega a até 50% do valor total do produto. É o caso de jóias, maquiagem, bolsas de couros e perfumes.

O IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) listou alguns presentes comuns nessa data, bem como seu percentual de tributos inclusos no valor. Alguns deles surpreendem pelo alto índice de tributos embutidos no preço do produto.

Na Fronteira, quem esteve fazendo compras para o dia das mães, comentou o preço de alguns produtos e de como faz para fugir dos presentes caros. A mamãe Dércia Portes comentou que preparar um café da manhã especial, por exemplo, ficou bem mais caro. O preço de frutas e artigos mais requintados como geleias, biscoitos importados e outros atrapalham na hora de escolher um presente.

Sâmia Borges e Elisangela Ávila. As mamães já entendem que “o melhor presente e o melhor preço, depois da data especial”, e há casos em que dá para esperar a liquidação.

As amigas Sâmia Borges e Elisangela Ávila disseram que vão preferir procurar o presente depois da data, “talvez com alguma liquidação os preços fiquem mais baratos”, disseram, mas a opção continua sendo presentes que mexem mais com o coração, como rosas e plantas ornamentais.

Produtos como bolsas e botas possuem carga tributária de 30%, as roupas também ficaram na mesma faixa, fator que acaba sendo repassado no valor do produto e no preço para o consumidor. A dica para quem não quer ficar sem presente, é pesquisar bastante e verificar nas lojas as melhores condições de pagamento. Inovar no presente também pode ser uma opção para fugir daqueles tradicionais e dos preços altos na Fronteira. Confira no box a carga tributária de algumas opções de presentes.

 

Produtos / Carga tributária

Almoço ou jantar em restaurante – 32,31%
Aparelho MP3 ou iPOD – 49,45%
Bolsa – 39,95%
Bolsa de Couro – 41,52%
Bota – 36,17%
Buquê de Flores – 17,71%
Calça (tecido) – 34,67%
Calça de couro – 39,80%
Calça Jeans – 38,53%
Câmera fotográfica – 44,75%
Casa popular – 48,30%
Computador acima de R$ 3.000,00 – 33,62%
Computador até R$ 3.000,00 – 24,30%
Cosméticos – 54,88%
Hospedagem em hotel – 29,56%
Ingressos (tickets) – 40,85%
Jóias – 50,44%
Maquiagem nacional – 51,04%
Maquiagem Importada – 69,04%
Óculos de sol – 44,18%
Perfume importado – 78,43%
Perfume nacional – 69,13%
Telefone celular – 33,08%
Televisor – 44,94%

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.