Depois do Natal, é dia de trocas

Lojas aguardam clientes para a tradicional troca de presentes, e movimento deve continuar na semana que antecede o Ano Novo

Nota fiscal e respeito ao prazo são importantes para conseguir efetuar a troca com tranquilidade

Um dia depois da tradicional entrega de presentes do Natal, começa uma nova corrida às lojas. Desta vez, as pessoas comparecem ao comércio para trocar os artigos que não agradaram ou não serviram. Para não correr o risco de ficar no prejuízo, é preciso ficar atento aos direitos do consumidor, lembrando que nem sempre o lojista é obrigado a efetuar a troca.

Marilene Ferreira, gerente

De acordo com Paulo Duarte, do Comdecom da cidade, fica a critério de cada loja fazer, ou não, a troca do produto. “No Código de Defesa do Consumidor não existe obrigatoriedade de troca de produto por outra cor ou modelo, a não ser que o produto venha com defeito. O que vale é o bom senso entre as partes”, afirmou Paulo.

O primeiro passo para conseguir efetuar a troca do produto é conservar a etiqueta e levar junto a nota fiscal. “Pedimos que o cliente traga sempre a nota fiscal e o CPF de quem está realizando a troca”, explicou Marilene Ferreira, gerente de uma loja de rede, localizada no centro da cidade.

Para quem vai trocar o presente que ganhou no Natal e não possui nota fiscal, a exigência é manter a etiqueta no produto, que comprove que ele foi comprado na loja. Geralmente, o prazo estabelecido pelas lojas é de 30 dias. “Como tivemos uma promoção de natal antecipado, estamos trocando as compras feitas em até 60 dias”, completou Marilene.

Iracema Nunes foi trocar o presente do filho por um tamanho maior

Segundo a expectativa da gerente, o movimento intenso deve continuar até o Ano Novo, seja por trocas ou por novas compras. “O movimento vai continuar intenso. Vamos encerrar dezembro com chave de ouro”, finalizou.

A caixa da empresa, Vanessa Coelho, relatou durante a tarde de ontem que, entre as muitas solicitações de trocas de produtos, é recorrente a ausência da nota fiscal dos consumidores. “Precisamos da nota fiscal para complementar as informações sobre a compra. Sem a nota, o processo fica mais demorado”, afirmou.

Iracema Nunes Tarabal compareceu à loja para trocar camisetas presenteadas a seu filho. “Comprei apressadamente e não vi direito o tamanho. Agora, preciso trocá-las por um tamanho maior”, contou.

 

 

A caixa Vanessa Coelho conta que a maioria das pessoas aparece sem nota fiscal

Dicas práticas 

Quem já comprou, ou ainda vai comprar um presente, deve ficar atento a três dicas práticas para ficar tranquilo na hora da troca.

1 – Antes de comprar, pergunte se a loja efetua trocas e quais são as condições. Isso inclui saber o prazo em que é possível trocar o produto, os dias em que isso pode ser feito e os documentos necessários;

2 – Peça ao vendedor que anote em um papel ou na nota fiscal as formas de troca, principalmente quando for aberta alguma brecha nas condições gerais da loja;

3 – Ao presentear alguém, não deixe de repassar todas as informações sobre a troca.

 

 

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.