Câmara Cidadã e concurso público estão no foco das ações, conforme presidente

Dagberto Reis confirma que ainda em maio deverá começar roteiro de ações do parlamento nos bairros, e edital do concurso deverá sair ainda neste semestre

Presidente do Legislativo santanense, Dagberto Reis

O presidente da Câmara de Vereadores, Dagberto Reis (PT), confirmou, ontem, que o projeto Câmara Cidadã – que visa levar o Legislativo para os bairros – deverá ser implementado dentro em breve. Também deixou claro que o concurso para provimento de vagas no Poder deverá ter o edital sendo lançado ainda neste primeiro semestre, quando poderão também ser realizadas as provas visando a uma eventual nomeação no segundo semestre.

Reis disse que falta pouco para ajustar os detalhes pertinentes ao Câmara Cidadã, que ocorrerá nos mesmos moldes do Gabinete Móvel da Prefeitura, porém, com agregação de alguns serviços para a comunidade.

“Estamos preparando os ajustes finais e trabalhamos nessa primeira etapa, que desejamos realizar em duas datas, ou 18 ou 25 de maio, ou seja, sábado. Vamos iniciar pelo Armour e Bairro Industrial e, depois dessa ação inicial, deveremos nos dirigir para outros bairros, como Prado e Wilson. Estamos conversando no que tange à estrutura, para verificarmos se é possível instalar em determinados locais onde sejam acessíveis os serviços e os trâmites disponibilizados” – explana.

O presidente do Legislativo informa que ainda não é possível confirmar uma data para o desenvolvimento do primeiro evento, em função justamente dos ajustes que estão sendo realizados. 

Concurso público 

Dagberto Reis também confirmou que, na segunda ou terça-feira, a Câmara de Vereadores estará anunciando a dispensa de licitação para a realização do concurso público municipal, para provimento de vagas no Poder Legislativo. Será desenvolvido por intermédio da Fundação Universidade-Empresa de Tecnologia e Ciências, a Fundatec, sem ônus para o parlamento santanense. De acordo com Reis, as despesas da Fundatec com a elaboração de provas, aplicação, e todos os demais elementos que fazem parte do conjunto, serão pagas por intermédio das inscrições dos interessados em realizar o concurso.

“Dentro de pouco tempo, provavelmente ainda neste semestre, a Fundatec vai lançar o edital, tornando-o público, e divulgando todos os detalhes pertinentes aos cargos, inscrições, locais de provas e outras informações necessárias para as pessoas que desejam realizar o concurso” – refere Dagberto Reis, acrescentando que, diante da situação da não ocorência de onus financeiro, será possível o uso do expediente de dispensa de licitação.

“Com a Fundatec não haverá a necessidade de licitar, o que tomaria mais tempo. Nossa expectativa e a da comissão do concurso, que é formada pelo diretor geral e servidores do Legislativo, é de que o lançamento do edital por parte da Fundação aconteça dentro em breve, com as provas sendo realizadas ainda no primeiro semestre, ao passo que a expectativa é de que façamos as nomeações no segundo semestre” – disse o presidente. 

Reforma política 

O legislador afirma que seu gabinete está começando a trabalhar um tema que considera extremamente importante. Trata-se, conforme Reis, da reforma política. “Estamos realizando os primeiros contatos e pretendemos apresentar e aprofundar esse debate com pioneirismo na Câmara de Livramento. Nossa ideia é trazer para uma audiência pública de debates o deputado Henrique Fontana, que está trabalhando de forma muito efetiva a reforma política. Eu próprio, sou defensor da votação em lista, do financiamento público de campanha, da fidelidade partidária, entre outros elementos que afiançam a democracia e, portanto, precisamos da reforma política, tanto quanto da reforma tributária, também. Mas a política proporcionará as condições de combater a corrupção. Há aqueles que temem ouvir financiamento público de campanha, mas é a forma que se tem de gerar igualdade de condições para colaborar com esses processos. Ainda não há uma data oficialmente prevista, pois vai depender da agenda do deputado Henrique Fontana, para que o mesmo possa expor os pontos cruciais de sua proposição de reforma política”, avaliou Dagberto Reis.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


1 Comentário

  1. Hunter h5

    Muito boa a escolha da Fundatec, que saia em breve o concurso.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.