Missão gaúcha começa os contatos

Livramento será declarada cidade irmã de Ramala, conforme ratificou o prefeito Glauber Lima ontem pela manhã, por telefone, direto de Tel Aviv – Israel

Paulo Franca, embaixador e Tarso Genro desembarca em Tel Aviv, Israel

O prefeito Glauber Lima confirmou, ontem, de Tel Aviv, Israel, quando recém a comitiva gaúcha havia desembarcado no aeroporto, que Sant’Ana do Livramento e Rivera constituirão um tema ímpar a ser apresentado durante a missão ao Oriente Médio.

A ideia, conforme o mandatário municipal, é mostrar o exemplo de irmandade, convivência integrada e pacífica entre os brasileiros e uruguaios, na divisa entre Brasil e Uruguai, constituída pelas duas cidades irmãs e gêmeas.

Prefeito Glauber Lima, governador Tarso Genro, Raed Shweiki e Antônio Badra

Integram a comitiva, capitaneada pelo governador Tarso Genro, várias autoridades estaduais e empresários, prefeitos e outros agentes políticos, além de empresários. De Sant’Ana do Livramento, os empresários Raed Shweiki e Antônio Zuheir Badra (diretor presidente de A Plateia e RCC FM) também acompanham os roteiros de viagem.

Glauber destacou que as agendas começam a ser cumpridas justamente neste sábado. A proposta de criação de uma escola de Irrigação no Rio Grande do Sul tem o intuito de coroar os dois grandes programas de Governo: Mais Água, Mais Renda e o Irrigando a Agricultura Familiar, o que segundo o prefeito de Livramento parece importante de visualizar, especialmente para que seja possível trazer essa tecnologia de baixo custo para os produtoers locais.

A agenda foi construída por entidades como Fundação de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), as secretarias da Agricultura, Pecuária e Agonegócio; do Desenvolvimento Rural; da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, acompanhada de representantes dos Parques Tecnológicos das universidades do Rio Grande do Sul, para firmar parcerias com as universidades e centros de pesquisa da região.

Um dos propósitos da missão é atrair empresas da área de irrigação, como, por exemplo, a Netafim, empresa líder mundial em irrigação por gotejamento, e a Naandanjain, especializada em equipamentos de irrigação localizada. Entre empresas e institutos, estão previstas visitações do grupo “agrotecnologia” (representado por integrantes de Estado), na BioBee (especializada em sistemas biológicos e controle de pragas), Ginegar/Polysack (malhas térmicas e uma variedade de telas que promovem soluções tanto para proteção vegetal, quanto para controle de sombra e do espectro de luz), Kaiima (melhoramento genético de sementes), Volcani Center (Instituto de solo, água e meio ambiente), Galilee (Instituto de Pesquisa e Treinamento em Agricultura e Meio Ambiente). A missão faz parte da estratégia do Governo do Estado de ampliar a participação do Rio Grande do Sul no cenário internacional.

O governador Tarso Genro desembarcou em Tel Aviv no fim da tarde desta sexta-feira, fim da manhã no Brasil. Mas a missão do Rio Grande do Sul não começa por Israel. A primeira parada é Ramallah, capital da Autoridade Palestina. A missão no lado árabe é muito mais humanitária do que comercial e alinhada com a visão de mundo do governador.

Conforme a rádio Gaúcha, Tarso desembarcou em Tel Aviv pouco antes das 11h (hora de Brasília), e logo na chegada ao Aeroporto Ben Gurion, foi recebido pelo embaixador do Brasil na Palestina, Paulo França. O encontro com o presidente Mahmoud Abbas foi cancelado enquanto o governador voava.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.