Proposta de federalizar a RS 183 – Passo da Guarda está em trâmite na Comissão de Constituição e Justiça

Contato do deputado Afonso Hamm coloca em evidência projeto que está em discussão no Congresso Nacional e que, em âmbito local, é visto como uma excelente oportunidade de melhoria viária entre as cidades da fronteira

À esquerda, Escosteguy, Barcellos e Pintos. À direita, Rasch, Hamm e Oliveira, com a assessoria da senadora Ana Amélia Lemos

O Projeto de Lei 2384/2007, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, que prevê a federalização da RS-183, que liga Sant’Ana do Livramento, Quaraí e Alegrete, titulada como Passo da Guarda, entre a BR-293 e a BR-290, está tramitando no senado como PLC 67 de 2010. Para dar celeridade a esta proposta, o deputado federal Afonso Hamm (PP-RS); os vereadores progressistas de Sant’Ana do Livramento, Danúbio Barcellos, Carlos Nilo; o presidente do PP de Livramento e da Associação Comercial e Industrial, Sergio Renato Oliveira; e o presidente do Sindilojas, Luiz Pablo Escosteguy estiveram reunidos com a senadora Ana Amélia Lemos. Também estava presente o assessor parlamentar da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Zulmir Rasch.

O PL está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, e tem como relator o senador Walter Pinheiro.

Conforme Hamm, o projeto visa transferir a administração desse trecho da estrada para a União. “É uma estrada estratégica, principalmente para o desenvolvimento do eixo principal de tráfego rodoviário do Rio Grande do Sul com o Uruguai e Argentina”, detalha Hamm, ao comentar que este projeto visa promover o desenvolvimento econômico, social, cultural e de comunicação entre os municípios da região fronteira oeste.

O deputado também esteve reunido com a comitiva, no dia 23, durante o II Encontro das Cidades da Faixa de Fronteira, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos. Na oportunidade, o deputado apresentou o Projeto de Lei 3321/2008, de sua autoria, que cria condições de incentivo para o desenvolvimento da Faixa de Fronteira. Hamm também é autor da Lei que declara Sant’Ana do Livramento como cidade símbolo da integração brasileira com os países membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.