Câmara aprova gratuidade para universitários do setor rural

Proposta do vereador Itacir Soares foi aceita por unanimidade por parte dos legisladores, na sessão de quarta-feira, e agora vai para análise do Prefeito

Vereador Itacir Soares fez ante-projeto pedindo transporte gratuito para universitarios do interior do município

A expectativa do autor do ante-projeto de lei que propõe a gratuidade do transporte coletivo para os estudantes universitários que residem nas localidades diversas do interior do município é de que o prefeito Glauber Lima, após realizar uma análise com sua equipe técnica, transforme a proposta em um projeto de lei. Itacir Soares (PT) defendeu seu ante-projeto, afirmando que é de fundamental importância a gratuidade para os universitários que residem fora do perímetro urbano.

“Já que não tem, na prática, nenhuma mudança econômica para o município de Livramento, a gente quer que os estudantes universitários tenham condições. Afinal de contas, ano passado foi uma verdadeira peleia para que se conseguisse transportar os alunos” – refere Soares. O legislador reforça que no ano de 2012 não foi possível conseguir que os universitários fossem transportados, haja vista que o próprio ônibus do ensino médio poderia ter sido utilizado para trazer os estudantes.

“Na prática, é o que se faz possível acontecer, mesmo que o próprio ônibus que carrega os alunos das escolas do ensino médio carregue os estudantes universitários, trazendo-os para estudar, afinal de contas, atualmente, em Sant’Ana do Livramento existem muitos interessados em fazer o curso superior e, principalmente, as universidade dispõem de cursos, tanto a Uergs, quanto a Unipampa” – justifica Soares.

O legislador afirma que há disponibilidade, por exemplo, de um curso de agronomia, e a clientela só não é maior em função, provavelmente, da questão do transporte.

“Uns quantos alunos precisam se dirigir de casa para as universidades e, no retorno, fazendo o mesmo percurso, bastante longe e até com dificil acesso, às vezes, e não havia qualquer legislação que regulamentasse esse uso do transporte coletivo. Agora, estamos trabalhando justamente nesse sentido. Vamos trabalhar junto ao prefeito Glauber Lima para que transforme nossa proposição em legislação com a maior brevidade possível, a fim de gerar benefício para as coletividades do interior” – sintetizou Itacir Soares.

O vereador, cuja base eleitoral está entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e os assentados no município, vê com preocupação essa dificuldade de acesso, em função da falta de transporte.

A proposta foi aprovada por unanimidade por parte dos legisladores.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.