Hasta la vista, buracos

Já na fase de conclusão das obras de recapeamento asfáltico, realizadas com a verba conseguida no Orçamento da União pela ex-deputada Emilia Fernandes, do PT, a Secretaria de Obras começou, na manhã de ontem, através da Iccila, a pavimentação da rua Dom Pedro II, entre o trevo da BR-158 e o trevo de acesso à Avenida Brasília. O trabalho foi acompanhado de perto pelo presidente da Câmara, vereador Dagberto Reis, e pelo secretário de Obras, Victor Aseff. No primeiro momento, a rua ganhou uma camada fina de asfalto, destinada ao nivelamento, e na sequência será colocada uma camada de 5 cm de asfalto. Após a conclusão dessa rua, será iniciado o trabalho na última via relacionada no projeto de recuperação, com o recurso destinado por Emilia Fernandes. A Avenida Saldanha da Gama será recuperada em toda extensão, do cruzamento com a Avenida 24 de Maio até o portão principal do Joquey Club.

Prazo

Segundo o secretário Victor Aseff, o trabalho de recuperação da Dom Pedro II e da Saldanha da Gama deverá estar concluído em um prazo estimado de 20 dias.

Na ponta do lápis

O presidente da Câmara de Vereadores fez as contas e constatou que, incluindo o recapeamento asfáltico da rua João Pessoa, o volume de recursos destinados para pavimentação para Livramento, pela ex-deputada Emilia Fernandes, chega aos R$ 4 milhões. Como coordenador do gabinete de Emilia na região, na época, Dagberto recorda que participou diretamente do processo que garantiu a verba.

No lugar certo

Mesmo que as informações divulgadas pela Receita Federal, em Brasília, sobre o texto em construção para regulamentar o funcionamento de lojas free shop no Brasil, tenham sido bem menos do que esperavam os integrantes da comitiva santanense que viajou à Capital Federal, no início da semana, o presidente da ACIL, Sergio Oliveira, considerou muito proveitosa a viagem. Durante uma das muitas reuniões realizadas no imenso Centro de Convenções onde aconteceu o encontro sobre a faixa de fronteira, também foi anunciada a formação da Frente Parlamentar Mista – da Câmara e do Senado – em Defesa das Cidades de Fronteira e  Fronteiras Gêmeas. A comissão reúne senadores e deputados federais, entre os quais Marco Maia, autor do projeto dos free shops, e Ana Amélia Lemos. Imediatamente, o Presidente da ACIL aproveitou a proximidade com os dois e propôs a Marco Maia que a primeira reunião de trabalho da Frente seja realizada em uma cidade fronteiriça e ofereceu Sant’Ana do Livramento para sediar o encontro. O senador gostou da ideia e adiantou que vai tratar da operacionalização.

Trabalhistas

Ainda que a interpretação feita pelas lideranças socialistas seja de que o partido está, aos poucos, se renovando e purificando, a verdade é que a debandada de figuras, que durante tempo significativo foram consideradas representativas da agremiação, indica, para quem vê de fora, no mínimo que a sigla enfrenta um período de poucas opções a oferecer a seus filiados. Já saiu o ex-vereador Nelmo Oliveira, que enfrentou com altivez o desafio de representar o partido na disputa da sucessão de Wainer Machado. Nelmo preferiu simplesmente afastar-se das lides políticas – pelo menos por algum tempo. Agora, é a vez do ex-diretor de trânsito do Município, Adroaldo Barreto. Ele já vinha seguindo um caminho diferente do apontado pelo partido, em vários aspectos, mas continuava participando das principais atividades. Já com um pé fora do PSB, recebeu convites para ingressar em outras agremiações, mas acabou optando pela filiação ao PTB de Ico Charopen e Lídio Mendes. Deve assinar ficha em ato durante a convenção municipal do partido, no próximo domingo.

Trabalhistas 2

Companheiro de longas jornadas de Adroaldo Barreto, outro ex-socialista que ingressa no  Partido Trabalhista Brasileiro é o comunitário Jorge Luiz Rodrigues, o “Onze”. Desligado do partido do ex-prefeito Wainer Machado desde antes das eleições do ano passado, ele ajudou a fundar o Partido Social Cristão-PSC em Livramento, e no fim do ano passado assumiu a presidência da agremiação, que apoiou a candidatura de Ico Charopen à Prefeitura. Do trabalho conjunto, nasceu a afinidade e ele deverá, inclusive, ter seu nome indicado para integrar o novo diretório municipal do PTB, a ser eleito domingo, na convenção que será realizada na Câmara de Vereadores, a partir das 10h, e que deverá eleger Lídio “Melado” Mendes como novo presidente do partido em Livramento.

Projetos

Victor Aseff já apresentou à Secretaria do Planejamento estudo para a realização de novas obras de pavimentação.

Portos

Fusão de partidos como o PPS e PMN e proposta de limitação da criação de novas siglas colocaram em polvorosa os bastidores políticos nacionais. A nova sigla já desperta interesse em integrantes de outros partidos, em nível nacional. Muitos percebem que, mais tarde, caso seja aprovada a nova regra para a formação de novas siglas, vai ficar muito difícil buscar acomodação em terrenos eleitoralmente mais seguros. Pior: aqueles famosos “partido de um homem só”, que existem em qualquer lugar, podem acabar sendo extintos em alguns municípios – e isso vai deixar muita gente bem falante pendurada no pincel…

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.