Sétimo integra a Operação Ágata

Regimento trabalha ao lado de outros órgãos de segurança pública

Posto da Polícia Rodoviária Federal é um dos pontos da ação

O 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado participa de Operação Ágata 2, uma das ações previstas no Plano Estratégico de Fronteiras, iniciativa instituída por decreto presidencial, que estabelece, pela primeira vez, uma coordenação conjunta e consensual para atuar em pontos estratégicos dos mais de 16 mil quilômetros de fronteiras brasileiras. Além das Forças Armadas, as operações envolvem a participação da Secretaria da Receita Federal (SRF), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar (BMRS) e Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul.

Os objetivos centrais do Plano Estratégico de Fronteiras são a redução dos índices de criminalidade e o enfrentamento ao crime organizado. Entre os crimes fronteiriços mais comuns estão o tráfico de drogas, armas e ilícitos ambientais e fiscais, como o contrabando e o descaminho.

Além da atuação integrada entre órgãos dos Ministérios da Defesa e da Justiça, está prevista, também, a participação de órgãos estaduais e municipais de segurança nas operações. Em uma segunda etapa, o plano prevê ações de cooperação com os países que fazem fronteira com o Brasil, no sentido de intensificar a fiscalização nessas regiões.

No mês de agosto, as atividades relacionadas à Operação Ágata 1 na região Norte do Brasil foram executadas para prevenir e reprimir ilícitos transnacionais na região amazônica.

Durante a Operação Ágata 2, em curso nas fronteiras Sul e Centro-Oeste, estão sendo realizadas, no município de Sant’Ana do Livramento, ações de bloqueio e controle de estradas, reconhecimento especializado de fronteira e revista de veículos.

A Operação Ágata 2 se baseia no aumento da presença e do impacto das forças envolvidas em pontos focais da faixa de fronteira, envolvendo aproximadamente 7 mil homens das Forças Armadas e do uso de meios como embarcações, aeronaves e outros veículos militares.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.