Operação Ágata divulga balanço parcial das ações junto à Fronteira

A Operação Ágata 7 mobiliza cerca de 33.563 militares e 1.090 agentes de órgãos públicos, em toda a Fronteira Brasileira

Forças policiais e do Exército estão mobilizando Postos e Controles de Estradas e patrulhamento nas áreas rurais do município

O comandante do 7º RCMec – Regimento de Cavalaria Mecanizado, tenente-coronel Paulo Maurício Rizzo Ribeiro, e comandante da Guarnição Federal de Livramento, apresentou ontem (28) um relatório a respeito da Operação Ágata, que está sendo realizada na fronteira de Livramento com Rivera (Uruguai), desde 18 de maio.

Segundo o comandante, a operação das Forças Armadas, sob coordenação do Ministério da Defesa e agentes civis de diferentes órgãos federais e estaduais, atua para o bem-estar e proteção aos brasileiros, em toda a faixa de Fronteira Nacional.

A Operação Ágata 7 mobiliza cerca de 33.563 militares e 1.090 agentes de órgãos públicos, em toda a fronteira brasileira.

Desta forma, o tenente-coronel frisa que o 7° RCMec, juntamente com a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea, realiza ações militares preventivas e repressivas na faixa de fronteira, mobilizando Postos e Controles de Estradas e patrulhamento nas áreas rurais de todo o município. Segundo estes dados, até o início da manhã de ontem, foram vistoriados quase cinco mil veículos, somente na região de Livramento.

A Operação ainda realizou autuações no trânsito, apreensões, e realiza, diariamente, o patrulhamento motorizado de 240 (duzentos e quarenta) quilômetros na faixa da fronteira entre Livramento e Rivera. A Operação não tem data prevista para o encerramento. 

Operação Ágata 

Em junho de 2011, o Governo Federal criou o Plano Estratégico de Fronteiras, para prevenir e combater os crimes praticados em pontos estratégicos do território nacional.

A Operação Ágata faz parte dessa iniciativa. Por meio dela, militares das Forças Armadas e agentes civis de diferentes órgãos federais e estaduais atuam para proteger os mais de 16 mil quilômetros de fronteiras brasileiras.

As ações abrangem desde a vigilância do espaço aéreo, até as operações de patrulha e inspeção nos principais rios e estradas que dão acesso ao País. A atuação integrada da Marinha, do Exército e da Aeronáutica inclui, também, assistência médica e odontológica junto às comunidades de povoados e cidades isoladas.

Com a Operação Ágata, o Brasil defende melhor suas fronteiras e garante segurança, bem-estar e proteção a todos os brasileiros.

Para mais informações, acesse o site do Ministério da Defesa, www.defesa.gov.br.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.