Ação integrada da PRF e BM evita derrame de 40 mil maços de cigarros

Cigarreiros foram surpreendidos pelo helicóptero da polícia rodoviária federal, nas proximidades dos vinhedos Santa Colina

Ação culminou com a prisão de veículo Strada que havia fugido da operação montanda entre PRF e BM

Uma ação integrada, realizada entre a Polícia Rodoviária Federal-PRF e a Brigada Militar, evitou o derrame de mais de 50 mil maços de cigarros na fronteira de Livramento com Rivera. As ações iniciaram na quinta-feira (11), através de uma denúncia anônima, que alertou os policiais quanto a um contrabando que estaria chegando à cidade. Imediatamente, as equipes foram mobilizadas e, através do auxílio da equipe do Helicóptero da PRF, o veículo Mitsubishi/Pajero, com placas de Farroupilha, foi localizado trafegando nas proximidades dos Vinhedos da Santa Colina, acompanhado de um Fiat/Strada e um GM/Fiesta. Diante do cerco policial, o veículo Pajero acabou sendo abandonado pelo condutor, que conseguiu se embrenhar em um matagal.

Dentro do veículo, os policiais encontraram aproximadamente 20 mil maços de cigarros, e algumas horas mais tarde, ficou comprovado que a Pajero estava em situação de roubo. O assalto do veículo havia ocorrido no dia 6 de agosto do ano passado, no Jardim Botânico, em Porto Alegre.

Ainda durante a operação da PRF e Brigada Militar, foi apreendido um GM/Fiesta, com placas de Uruguaiana, que estava sendo conduzido pelo indivíduo de iniciais C.A.S.P, natural de de Livramento, o qual estava atuando como batedor dos cigarreiros.

Uma barreira policial chegou a ser montada na Estrada São Leandro, na tarde dos fatos, mas a Fiat/Strada conseguiu furar a barreira, batendo em umas das viaturas.

Com base nas características do terceiro veículo envolvido no crime, o Pelotão de Operações Especiais-POE da Brigada Militar montou uma operação para vistoriar a área onde possivelmente o veículo estivesse escondido. 

POE

Por volta das 2h30h de sexta (12), um quarto veículo, VW/Gol, vermelho, com placas de Livramento, foi abordado pelos policiais, sendo localizado o santanense de iniciais M.A.P.S.., que tinha como destino uma fazenda, localizada no Passo das Pedras, também Estrada São Leandro, para recuperar o veículo Strada. Na fazenda, os policiais localizaram L.A.A.M e o veículo Fiat/Strada, com placas de Santa Catarina. A camioneta estava carregada com 18.000 maços de cigarro e o indivíduo identificado na fazenda tratava-se do o condutor da Pajero, o qual havia fugido para o matagal na localidade dos vinhedos.

Conforme o inspetor-chefe da 11ª Delegacia Regional da PRF, Valmir de Souza do Espírito Santo a operação integrada foi um sucesso. “Gostaria de destacar o empenho das forças policiais da Brigada Militar que, juntamente com os agentes da PRF, realizaram estas prisões, evitando o derrame de cigarros contrabandeados do Uruguai. Quem imagina que o contrabando de cigarros interfere somente na questão do descaminho, está enganado, pois a apreensão da Pajero que havia sido roubada a mão armada em Porto Alegre, mostra que esse tipo de crime, além de alimentar as quadrilhas que também agem na Fronteira, põe em risco a vida de pessoas em todo o Estado”, frisou Valmir.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.