O DESABAFO DE MUJICA

O presidente uruguaio Pepe Mujica tem um pé atrás com o casal Kirchner e não é de hoje, assim como não era diferente a posição do ex-presidente Tabaré Vasquez. Na verdade, parece a nós brasileiros que os uruguaios nunca foram simpáticos ao peronismo como doutrina.

Tabaré Vasquez teve uma relação de atrito com a Argentina por causa da indústria de celulose UPM (ex-Botnia) e o também ex-presidente Jorge Battle, num desabafo já disse que “os argentinos são um bando de ladrões do primeiro ao último”. Com a repercussão, Battle foi a Buenos Aires e pediu desculpas oficialmente.

Atritos como o mais recente quando Pepe Mujica classificou a presidente Cristina Kirchner como “velha e pior que o caolho (o seu falecido marido Nestor Kirchner)” só se tornam manchetes quando vazam para a imprensa. Quantas primeiras páginas não renderiam aos jornais se os microfones estivessem sempre abertos em pausas de solenidades oficiais?

Lembram aquela do Lula com o prefeito de Pelotas Fernando Marroni? Ao se encontrarem, Lula ajeita a gravata do prefeito e pergunta: “Pelotas é cidade-polo, não?”

E o prefeito: “Claro…”, mas foi interrompido pela conclusão de Lula, com um olhar debochado, “exportadora de viado”.

Há quem diga que conversas reservadas quando vazam revelam o que pensam verdadeiramente as pessoas que são autênticas. O mesmo vale para escutas telefônicas. Estas chegam a ser cruéis quando tornadas públicas. Talvez nem os papas resistissem a um novo conceito sobre eles se seus telefonemas ou conversas privadas fossem grampeadas.

Mujica não quis ofender a Argentina nem sua presidente, como chefe de Estado.

Ele fez apenas uma observação pessoal de Cristina Kirchner, em cujo conteúdo estava, quando muito, uma deselegância: nenhuma mulher – sobretudo a vaidosa Cristina – gosta de ser chamada de velha.

Quem conhece o despojado Pepe Mujica sabe que ele é simplório e franco. Felizmente, parece que o incidente, mesmo com uma nota oficial agressiva da Argentina, já foi superado. Agora Mujica passa um tempo sem ir a Buenos Aires e Cristina não viaja a Montevidéu.Osuruguaios só não dispensam é a presença de turistas argentinos gastando em Punta Del Este. O resto o tempo se encarrega de apagar.

APROVADO

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira,pela empresa de consultoria Teresa Herrera e Associados, indica que 76% dos uruguaios apoiam os comentários do presidente José Mujica sobre a governante argentina,

EMPRESAS AÉREAS (1)

O governo brasileiro estuda uma fórmula para ajudar as companhias aéreas nacionais que operam no país. Os prejuízos da Tam e da Gol (especialmente estas) preocupam Brasília.

EMPRESAS AÉREAS (2)

A recíproca das empresas aéreas, por sua vez, deveria ser um melhor atendimento aos passageiros e, acima de tudo, melhores serviços. Os brasileiros acostumados a viajar em outros tempos sabem comparar qualidade de serviços aéreos. A Varig continua sendo um comparativo jamais alcançado pelas atuais companhias.

PREVISÃO (1)

A agência Bloomberg que trabalha com informações para o mercado financeiro e investidor de todo mundo capitalista diz que o Brasil poderá enfrentar uma crise de combustível em 2017.

PREVISÃO (2)

De acordo com a agência, a crise de abastecimento será real se o Brasil não fizer grandes investimentos em novas refinarias de petróleo ou aumentar a produção de etanol. Outra solução para a falta de gasolina seria a liberação do diesel para veículos pequenos.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.