A MUTUCA CUBANA

Quem é do campo sabe que a mutuca tira o boi do mato. Mutuca é aquela mosca graúda cuja picada é dolorosa nos animais de porte grande como cavalos e bois. Pois a jovem Yoani Sanchez é a mutuca do fidelismo e suas ferroadas no regime cubano são as postagens que faz na internet.

Depois de cinco anos de tentativas para poder viajar ao exterior, Yoani Sanchez conseguiu um passaporte e sua primeira parada internacional veio a ser no Brasil, desde a última segunda-feira quando desembarcou em Recife. A jovem cubana pode sentir que ainda não estava chegando no Primeiro Mundo. Um bando de boçais promovia manifestações contra ela com slogans “Fora, Yoani!”.
Os manifestantes – 20 gatos pingados – fazem parte do “Fórum de Entidades de Solidariedade a Cuba” o que não deixa de ser interessante. Trata-se de um movimento que defende o estado comunista e não o povo cubano. Geralmente, quando fóruns de solidariedade são criados no exterior eles mostram-se solidários aos cidadãos do país e não ao próprio país.
Teria muito mais sentido um movimento de solidariedade ao povo cubano que vive há mais de 50 anos sob o tacão dos irmãos Castro, responsáveis por presos políticos e por milhares de mortes de cubanos na águas do Caribe, os quais buscavam, de qualquer maneira, a liberdade nas praias da Flórida.
A jovem Yoani Sanchez conta tudo o que é proibido em Cuba nas suas postagens em seu blog e como se tornou uma personalidade oposicionista não é mais possível eliminá-la como tantos outros foram quando a rede mundial não tinha tanta importância e nem a força atual.
Como somos uma democracia, Yoani ainda terá de aturar outras manifestações boçais como a de Recife e, provavelmente, não será diferente em Porto Alegre quando estiver na capital gaúcha para participar do 26º Fórum da Liberdade.

DOSSIÊ DE YOANI

O governo cubano distribuiu um dossiê contra a jovem cubana e entre as “denúncias” há fotos mostrando Yoani Sanchez comprando bananas, tomando cerveja e indo à praia. De fato, comer frutas, beber cerveja e ir à praia não é um direito para qualquer cubano. Tais “privilégios” só podem ser usufruídos pela turma dirigente cubana. Para os irmãos Castro comer bananas deveria ser um direito apenas dos primatas da nomenclatura fidelista.

LUTA DE CINCO ANOS

Yoani Sanchez tenta há cinco anos conseguir um visto de saída de Cuba para atender a compromissos internacionais. Todos eles com despesas pagas por entidades que fizeram os convites. Em Cuba é assim mesmo: você se não for do partido precisa de um visto de saída. Nas democracias quem deseja viajar precisa de vistos de entradas para alguns países. Para sair, basta um passaporte e cartões de crédito.

ROTEIRO

A blogueira cubana vai ficar fora de Cuba por 80 dias cumprindo um roteiro de palestras e visitas turísticas, um velho sonho de uma jovem que conversa com o mundo através de seu blog. Ela estará monitorada o tempo todo por agentes cubanos e por simpatizantes da ditadura dos irmãos Castro.

MODERNIDADE CUBANA

Um assessor do Palácio do Planalto, Augusto Poppi Martins, esteve em Cuba participando de um encontro sobre redes sociais e tratando de uma guerra cibernética contra os que falam mal de Cuba. De lá trouxe um disquete que por si só mostra que o pen drive ou mesmo o velho cd ainda são novidades desconhecidas na ilha. O dossiê contra Yoani Sanchez também chegou aos amigos brasileiros da mídia no mesmo formato de mídia. É ou não a vanguarda do atraso conspirando como dinossauros?

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.