Terça-feira, 09 de Abril de 2013

Plano da saúde municipal

Já estão definidas as datas para realização de audiências públicas que discutirão a atualização do Plano Municipal de Saúde. O cronograma de atividades tem a participação direta da Unipampa, através do curso de Gestão Pública, que inclusive atuou na primeira discussão e elaboração do Plano. Agora, serão discutidas atualizações que, inclusive, deverão integrar o PPA da área de saúde do município – em outras palavras, a previsão de investimentos para os próximos quatro anos. As datas previstas são: 18, 19, 22, 23, 24 de abril na zona urbana, distribuídas da seguinte forma: duas audiências públicas no centro, uma no Prado, uma no Armour e uma no Wilson. Na zona rural, serão realizadas audiências públicas nos dias 20 e 27 de abril, proporcionando a participação, nas discussões, dos moradores das localidades de Santa Rita e Cerro dos Munhoz.

Controle

Com a balança da situação financeira já bem equacionada e pendendo favoravelmente a seu favor, o DAE ainda vem reforçando ações para incrementar sua receita mensal. Um dos recursos que já estão sendo utilizados para isso é o da reposição dos hidrômetros em economias que pagavam as contas apenas por uma média de consumo antiga. O déficit de hidrômetros chega a 3 mil. Somente com a revisão em um bairro nobre da cidade foram reinstalados 92 hidrômetros nas últimas semanas – e isso já representou um incremento significativo na arrecadação. Quem consome, tem que pagar, na meta da direção do DAE.

Refis

O Departamento de Água e Esgotos-DAE poderá instituir, em breve, uma nova oportunidade de recuperação de recursos lançados em dívida ativa que – em grande parte – poderiam até mesmo ser considerados perdidos, dada a dificuldade de resgate em razão do volume de juros, multa e correção. Uma alternativa é pedir à Câmara Municipal autorização para isentar a incidência, pelo menos, da multa e juros, proporcionando ainda o parcelamento do saldo.

Assandef em festa

A Assandef começou, nesta segunda-feira, a venda de convites para o jantar dançante que promove no próximo dia 19, em comemoração a seu aniversário de fundação. O evento será realizado nas dependências do Solar Dom Pedro, a partir das 20h30, com toda a venda de ingressos revertida para a restauração do “Bloco B” da futura sede da entidade. Estão sendo convidados padrinhos que se proponham a colaborar com R$ 380,00, o que dará direito à veiculação da empresa nos espaços de divulgação do evento e ao recebimento de um “mimo” da entidade.

Representação

A direção da Santa Casa conseguiu no deputado estadual Frederico Antunes um apoio importante para buscar a solução de algumas demandas relevantes junto ao Governo do Estado. Em especial, a que se refere à dificuldade para o recebimento de recursos na ordem de R$ 800 mil, correspondentes a serviços prestados na nova UTI do hospital. O diretor administrativo do estabelecimento hospitalar, Adolfo Ferreira, aproveitou a visita que o Deputado fez ao hospital, acompanhado pelo presidente municipal do PP, Sergio Oliveira, pelo vereador Danúbio Barcellos e outras lideranças progressistas, e pediu sua intervenção nessa questão. Frederico, imediatamente, comprometeu-se a agendar um encontro com o secretário estadual da saúde, Ciro Simoni, para tratar da falta de pagamentos dos procedimentos realizados na UTI do Hospital. A reunião deve acontecer ainda nesta semana.

Consulta Popular

O presidente da Câmara Municipal, vereador Dagberto Reis, convidou o coordenador regional do processo da Consulta Popular, Claudio Marchiori, a participar de uma reunião no Legislativo santanense, para explicar de modo detalhado e didático todo o formato do processo de participação popular para a definição dos investimentos do Governo do Estado. A reunião foi marcada para o próximo dia 17, com o objetivo de mobilizar todos os vereadores para discutir e escolher as demandas que serão submetidas à apreciação da população, em breve.

Na conta

Conforme anunciou no fim da semana passada, o prefeito Glauber Lima já liberou o pagamento das Licenças Prêmio de 2013 aos servidores do Departamento de Água e Esgotos. Quem completou o tempo em fevereiro e março deste ano e fizer a opção pelo recebimento agora deve receber seu prêmio nesta quarta-feira. Tem gente que prefere esperar a virada do mês, quando o valor será corrigido.

Opinião

Mesmo sendo retirado da pauta para receber pareceres do setor de Controle Interno e de outros organismos, o projeto que concede ao DAE autorização para assumir alguns custos de eventos municipais continua gerando polêmica. Opinião encaminhada pelo leitor Carlos Alberto Potoko, a respeito: “Este projeto do Executivo para o DAE assumir despesas em eventos que são atribuições de outras secretarias fere o princípio de finalidade do órgão. Ou seja, o princípio para o descontrole da autarquia”. 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.