Violonista santanense foi indicado para o Prêmio Açorianos de Música

Luiz Cardoso, compositor, violonista e cantor

Um dos maiores violonistas do Rio Grande do Sul, o santanense Luiz Cardoso, foi indicado para o Prêmio Açorianos de Música, uma promoção de destaque da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, na categoria Disco Instrumental, com o CD Referência, lançado em 2012. O Prêmio Açorianos de Música 2012 premiará os melhores artistas da área musical em várias categorias, dia 24 de abril, com grande festa, às 20h, no Auditório Araujo Viana.

De uma família de músicos – é irmão do grande gaiteiro Nelson Cardoso -, Luiz também é compositor de texto e música, ganhador de vários festivais no Rio Grande do Sul e dono de uma performance fantástica ao violão. O CD Referência foi lançado em vários espetáculos, inclusive no Uruguai. Os músicos que o acompanham também são brilhantes: Douglas Mendes ao violino, Gregori Mathias no acordeon e Juliano Cardoso no violão base. É uma verdadeira obra prima, assim como foram outros de seus trabalhos, como “Irmanando pátrias” e “Pátria Gaúcha”, que apontam na direção tanto do nativismo, quanto da música gaúcha tradicional e da música internacional. Luiz Cardoso concebeu “Pátria Gaúcha” exatamente com o intuito de quebrar esta fronteira imaginária. Há espaço para o genuíno apego à terra e à prenda, como em “Meu Pedaço do Rio Grande” e “Ranchito de Campo”. Também há a sina do gaúcho andejo, como bem mostra “Voltando Pras Casas” e o culto à genuína amizade em “Pra Um Matear Amigo”.

“Referência” tem como proposta mostrar que os estilos musicais do Rio Grande do Sul podem perfeitamente fundir-se com ritmos mundialmente consagrados. Apresenta uma viagem a grandes clássicos mundiais como “Czardas”, “Concerto para uma voz”, “Por una cabeza” e “El huracán”, músicas que estão gravadas na memória de quase todos e fazem as plateias delirarem com os incríveis arranjos elaborados por Luiz Cardoso. A mescla de estilos e ritmos faz deste disco e espetáculo uma experiência única para o público. Com violões, acordeon e violino, os clássicos ganham uma incrível textura. O CD também contém composições próprias do músico de Sant’Ana do Livramento, vencedoras de muitos festivais. Os ritmos vão do folclore gaúcho e do nativismo ao erudito, à vaneira, ao chamamé, ao flamenco e ao tango.

O início da carreira de Luiz Cardoso, como violonista, foi marcado com a criação do grupo musical Os Vaqueanos, em Livramento, na década de 1970, formado por músicos que depois teriam grandes carreiras solo, como Nelson Cardoso, Gaúcho da Fronteira e Adair de Freitas. Sua inspiração musical tem como alicerce mestres como Los Tacunau, Lucio Yanel, Luiz Carlos Borges, Antoninho Duarte e Oscar Soares. Tem parcerias com Nelson Cardoso, Aurélio Leal, Carlos Mendes, Gaúcho da Fronteira, João de Almeida Neto, César Passarinho, César Oliveira, Jorge Guedes, Nenito Sarturi, Miguel Marques, Valdomiro e Cenair Maicá, Jorge Freitas, Volmir Dutra, Walter Morais, Os Fagundes, Gilberto Monteiro entre outros.

Saiba mais sobre o artista em http://www.contatoluizcardoso.blogspot.com.br/

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.