Secretaria da Saúde apresenta relatório na Câmara

Público reduzido marcou a apresentação do relatório de saúde ontem, no início da manhã, no plenário da Câmara de Vereadores

Titular da pasta, Érika Zanini de Andrade e sua equipe, realizam exibição de dados para os legisladores que compõem a comissão permanente de saúde do Legislativo santanense

A comissão de Saúde do Legislativo municipal realizou reunião, no início da manhã de ontem, com a finalidade de ouvir as explanações da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, comandada pela titular da pasta, Érika Zanini de Andrade. Formada pelos vereadores Tatiane Marfetan, Lídio Mendes, Galo Del Fabro, Itacir Soares, Jansen Nogueira e Gilbert Gisler, a comissão formatou a audiência com a finalidade de cumprir com os ritos previstos em

Secretária Érika Zanini de Andrade (à esq. na foto) e sua equipe

legislação específica, estabelecendo os resultados periódicos da saúde, em termos de realizações, aplicações de recursos públicos, investimentos, custos e despesas, realizações e outros pontos.

A oportunidade serviu para que os legisladores conhecessem os valores investidos pelos integrantes do sistema de gestão tripartíte da saúde pública: União, Estado e Município.

Os vereadores Lídio Mendes (PTB) e Galo Del Fabro (PSDB) encaminharam questionamentos a respeito de situações pontuais à titular da pasta, secretária Érica Zanini de Andrade, sobretudo no que se refere ao atendimento nos postos localizados nos bairros, aos horários e disponibilidade de médicos, dificuldades enfrentadas pelos munícipes nos acessos centralizados, entre outros pontos, também referentes às unidades básicas de saúde. A titular da Saúde falou sobre o que está sendo possível realizar dentro das condições que estão postas, também abordando que não se trata de situação ideal, comentando a respeito de outros elementos que considera como prioritários, reforçando a preocupação em fazer com que a melhoria do atendimento seja um dos elementos de uma cobertura ampliada de saúde para os cidadãos. A ESF – Estratégia de Saúde da Família é um dos pontos que a secretária considera como importante para, a curto prazo, começar a mudança nos padrões que hoje fazem parte da realidade cotidiana dos cidadãos. A carência de recursos, assim como a falta de profissionais médicos, entre outros, são, conforme exposto, os principais elementos restritivos às ações que fazem parte do planejamento que a secretária pretende implementar.

Os legisladores ainda fizeram ponderações sobre alguns pleitos que chegaram a eles por parte das comunidades, nos mais diversos pontos, seja no que tange a tratamentos, medicamentos e atendimento. 

O relatório abordou os recentes períodos de trabalho, assim como expôs quais as soluções que estão sendo pensadas e quais aquelas que estão em fase de implementação, seja nas mecânicas de gestão internas da Secretaria de Saúde, seja no que tange a gestão das Unidades Básicas de Saúde.

Integrantes da comissão: Lídio Mendes, Galo Del Fabro, Itacir Soares, Jansen Nogueira, Xepa Gisler e Tatiane Marfetan

Os vereadores também questionaram a respeito da relação da municipalidade com o hospital Santa Casa de Misericórdia, uma vez que o mesmo recebe recursos públicos para manter o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS).

O relatório também serviu para que os vereadores tivessem condições de obter mais detalhes sobre a disponibilidade de recursos aplicados e realizar comparativos com o que é utilizado no que se refere a pontos como pessoal, equipamentos, além de outros custos necessários para que seja possível prover o atendimento da forma como hoje ele acontece. O tempo foi escasso para que houvesse o complemento das informações e a secretária Érika Zanini de Andrade permaneceu à disposição dos legisladores, após o término da audiência pública, a fim de dar mais detalhes.

 

 

 

 

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.