Semana Municipal da Saúde do Homem é transformada em lei pela Câmara

Projeto da vereadora Carine Frassoni deverá entrar em vigor ainda neste ano

Preocupada com os altos índices de mortalidade entre homens e visando à superação de preconceitos no que tange à realização de exames de prevenção, a vereadora Carine Frassoni entendeu como necessário pensar na saúde do homem, através da elaboração de políticas públicas que contemplem atividades de prevenção, diagnóstico, cuidados e cura. A vereadora deu entrada, na Câmara de Vereadores, ao Projeto de Lei que institui a Semana Municipal da Saúde do Homem, a ser comemorada anualmente, na segunda semana do mês de novembro.

Após estudos comparativos entre homens, foi detectado que os eles são mais vulneráveis às doenças, sobretudo às enfermidades graves e crônicas, e que morrem mais precocemente que as mulheres. Muitos agravos poderiam ser evitados, caso os homens realizassem com regularidade as medidas de prevenção primárias do câncer de próstata (doença que provoca o crescimento anormal e incontrolado das células da próstata), entre outras doenças do universo masculino.

“Na Semana Municipal da Saúde do Homem poderão ser realizados debates, estudos, palestras e outras iniciativas, objetivando informar a população masculina sobre as características das enfermidades e incentivar a realização de exames visando à precaução”, salientou a vereadora. A lei também destaca que a referida semana deverá fazer parte do Calendário de Eventos do Município, tendo como objetivo propiciar um amplo debate sobre o tema, envolvendo o Poder Público e a Sociedade Civil.

Com a implementação da Semana Municipal da Saúde do Homem, a população contará com palestras, discussão e estudos sobre o tema e, assim, provavelmente as estatísticas relacionadas à mortalidade se modificarão e, a expectativa de vida da parcela masculina da população será elevada. O projeto se transformou em lei, tendo seu edital publicado recentemente, e deverá entrar em vigor ainda neste ano.

7 principais problemas de saúde do homem moderno

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.