Sábado, 23 de Março de 2013

Gestão Pública

A Comissão Eleitoral do campus local da Universidade Federal do Pampa-Unipampa confirma para a próxima terça-feira, dia 26, a realização de consulta para representação nos órgãos colegiados do campus. A votação será realizada no laboratório de informática, no andar térreo do campus, nos turnos da manhã e da noite. O laboratório, inclusive, será mantido fechado no turno da tarde, na terça-feira, em decorrência da permanência das urnas naquele local.
A comunidade acadêmica será consultada com referência à nova coordenação do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública. Uma única chapa, encabeçada exatamente por um dos mais destacados e reconhecidos professores da área de gestão pública, será submetida à consulta. Quem conhece o carisma e empatia que o professor Jeferson Luis Lopes Goulart tem com seus colegas e, principalmente com os alunos, não tem dúvidas de que será ele realmente o novo coordenador do curso de Gestão Pública da Unipampa. Para coordenador substituto, na mesma chapa, concorre o professor Everton da Silveira Farias.

Hora de mandar projetos

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, tem tentado incentivar os municípios a participarem das novas seleções do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Esta semana, em Porto Alegre, ela reforçou para prefeitos e representantes de Executivos Municipais que as inscrições para as dez seleções em andamento no PAC 2 vão até o dia 5 de abril. Apenas projetos para Creches, Pré-Escolas e Quadras Esportivas poderão ser cadastrados até 31 de maio. Antenado, o prefeito Glauber Lima enviou, nada menos, do que o próprio secretário de Administração e presidente da Executiva Municipal do PT, Fabrício Peres, para o encontro com a Ministra. Segundo Fabrício, ela relatou que as seleções de projetos estão abertas há mais de um mês, e ainda não houve inscrições em saneamento e apenas 1% de inscrição em quadras esportivas nas escolas. O campo está fértil e disponível, como se vê.

Sistemas próprios

O secretário municipal de Administração relata que o encaminhamento de projeto para o PAC fica cada vez mais complicado. As propostas cadastradas apenas no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv) não terão validade –  é preciso entrar nos sistemas do PAC de cada ministério para inscrever os projetos diretamente nas seleções. Não é preciso tirar a proposta do Siconv, mas é preciso inserir, em cada sistema, de forma diferenciada, explica. Essa dificuldade poderá ajudar aqueles que se organizaram em relação à busca de qualificação para tramitação de projetos via Siconv, e que poderão avançar mais rapidamente para essa próxima etapa. É o caso de Livramento, pelo que se sabe. Há municípios que sequer conseguiram acessar ao programa federal até agora.

Turismo

Finalmente: o prefeito Glauber Lima confirmou, ontem, que já está pronto o primeiro folder institucional de divulgação de lugares e eventos de Livramento. A Administração Municipal trabalhou nas quietas, como diz o gaúcho, e elaborou o material antes mesmo de completar o terceiro mês de Governo. O material começará a ser distribuído aos turistas já neste fim de semana.

Coordenação

O ex-candidato a prefeito pelo PMDB, Claudio Coronel, já devidamente reinstalado em seu espaço dentro do campo trabalhista, aguarda para os próximos dias a publicação, no Diário Oficial do Estado, para o cargo de Coordenador do SINE em Livramento. Ontem, ele lembrou que já ocupou esse cargo e que foi reconduzido exatamente em função da reconhecida experiência que adquiriu em anos de trabalho nessa área.

Filiação

Convidado para retornar às hostes petebistas pelo vereador Germano Camacho, Claudio deverá assinar ficha novamente no partido, em um grande ato, que está sendo organizado para o mês de abril, com as presenças das principais lideranças do PTB gaúcho.

Base

Durante participação no programa Conversa de Fim de Tarde, na rádio RCC FM, ontem à tarde, Claudio Coronel justificou seu retorno ao PTB, dizendo que é sua verdadeira casa. Foi nesse partido que teve sua principal formação e crescimento político, através de cursos e da participação no processo partidário, segundo relatou.

Déjà Vu

A vereadora Carine Frassoni, do PMDB, comentou em roda de amigos, nesta semana, sua surpresa com a decisão de Claudio Coronel de voltar para o PTB. Ela recordou que há apenas um ano, quando assinou ficha no PMDB, em grande festa no Clube Cruzeiro, o agora petebista disse, em alto e bom som, que sempre tivera simpatia pelo partido do movimento democrático e que, finalmente, havia chegado a sua “verdadeira casa”.

Juventude

A Câmara de Vereadores sedia, neste sábado, a partir das 14h, audiência pública sobre a formação do Conselho Municipal da Juventude, órgão de composição paritária que se destinará a apontar políticas públicas para atendimento às demandas desse extremamente  representativo grupo social. Importante que todos aqueles que querem ter voz nas decisões acerca da juventude e da construção das políticas públicas para esse segmento se façam presentes. A audiência terá como objetivo debater o projeto de lei que cria o Conselho.

Progressista

Na onda das migrações interpartidárias, uma possível mudança, especificamente, está causando frisson nos meios políticos gaúchos: a ida do ex-deputado tucano Claudio Diaz, homem forte do governo Yeda Crusius, para o PP. Caso se confirme, chega com força no Partido Progressista, que tem pouca representatividade na zona sul do Estado – exatamente a área de atuação de Diaz.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.