Dia Mundial da Água – 22 de março

Ao lermos a história da humanidade, veremos que o homem sempre se estabeleceu em locais próximos aos rios e mares, pois isso garantiria o sustento através da pesca e da agricultura. Uma excelente demonstração desse fato é a história do Egito, quando, às margens do rio Nilo, surgiu os primeiros aglomerados humanos e as primeiras cidades do mundo, registrando, de forma indelével, o quanto o homem era dependente da água. Porém, com o passar dos anos, a história mudou. A evolução trouxe consigo o desrespeito e o descaso para com o bem precioso que, originalmente, fomentou tanta prosperidade. A poluição e o desperdício se avolumaram à medida em que as populações cresciam.

Foi pensando na preservação desse tesouro incalculável e cristalino, que, em 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água. Desde então, o dia 22 de março de cada ano é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. A preocupação inicial era a contaminação e a degradação dos mananciais potáveis pela ação predatória do homem, já que apenas cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é própria para o consumo. Em contrapartida, o fantasma que assombra este século é a escassez de água, que poderá comprometer a existência do próprio homem, caso nada seja feito em termos de conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema, numa ação conjunta dos povos. No Brasil por Lei foi instituído o Dia Nacional da Água, dia 1º de Outubro, objetivando nesse dia oferecer à sociedade brasileira a oportunidade e o estímulo para o debate dos problemas e a busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos.

A ONU estabeleceu 2013 como o ano Mundial de “Cooperação pela Água”. O objetivo deste Ano Internacional é conscientizar sobre a necessidade de cooperação por esse recurso e sobre os desafios no que diz respeito à gestão da água.

No nosso município, através da nova gestão de governo, estão sendo implantadas algumas ações no intuito da valorização e conscientização para a preservação e o uso racional da água. Importante destacar a cooperação e integração das áreas de governo, como Departamento de Água e Esgoto, Departamento de Meio Ambiente, Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Educação e Secretaria de Obras entre outros, na visão da transversalidade e complementariedade de ações na busca da participação cidadã nos projetos e programas que serão implantados gradualmente. Esse trabalho de conscientização coletiva tem por objetivo levar à população o conhecimento das reservas naturais que existe em nosso município, bem como estruturar um programa de educação ambiental em que a comunidade escolar possa ser atendida e familiarizada com as questões de preservação ambiental e uso racional dos recursos hídricos, sendo que somos um município privilegiado por dispormos de águas subterrâneas de ótima qualidade.

Atualmente o DAE está voltado para uma gestão que valoriza as novas tecnologias, a eficiência e a sustentabilidade nos serviços ofertados à nossa comunidade, principalmente focado em realizar a gestão de pessoas, com constante atualização do quadro funcional.

Neste ano de cooperação o DAE vem trabalhando para manter os sistemas de abastecimento de água (SAS) em condições estáveis e regulares. Um grande exemplo da preocupação com o abastecimento é a recente instalação de equipamento de recalque no SAS Prado (Rua Hector Acosta) com o objetivo de levar água continuamente a localidades do Jardim Ipanema e adjacências. Outra medida é a limpeza dos poços de captação de água, que está em fase licitatória, sendo executadas até o final do segundo bimestre e cujo propósito é a recuperação de vazão dos referidos poços. A expectativa do corpo técnico da Autarquia é que a recuperação de vazão garanta maior volume de água para reservação e distribuição. Ainda, sobre o uso racional da água e sua preservação, o DAE tem amadurecido a idéia de lançar uma campanha pela reservação individual de água, estimulando à população a instalar em suas residências reservatórios de pequeno porte (250 ou 500 m³), o que potencializaria substancialmente o abastecimento de água e evitaria as questões de escassez de água nas estações quentes. Tal medida está sob análise da Diretoria e do Corpo Técnico. O SAS Registro, famoso por elevada capacidade de captação de água, foi recuperado e está em pleno funcionamento. O SAS Wilson (Parque São José), desde sua implantação, tem garantido o abastecimento à região do bairro Wilson e adjacências.

Neste ano internacional de cooperação pela água, o Departamento de Água e Esgoto – DAE, além de demonstrar seu compromisso com a comunidade santanense na garantia de captação, tratamento e distribuição de água de qualidade, gostaria de compartilhar a mensagem transmitida pela Declaração Universal dos Direitos da Água, que em seu art. 5. º diz: “A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras”. 

Uma mensagem do Departamento de Água e Esgoto

Autarquia Municipal de Sant’Ana do Livramento – RS

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.