Vai sair leilão de energia térmica de carvão. RS tem projetos de R$ 10 bi em novas usinas

O governador Tarso Genro foi a Brasília nesta terça para falar sobre ICMS interestadual no Senado, mas acabou conversando com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, de quem recebeu a informação de que nos egundo semestre deste ano ocorrerá o tão esperado leilão de energia produzida em térmicas de carvão. O RS dispõe de projetos de novas usinas a carvão, cujos investimentos vão a R$ 10 bilhões, mas estão todos parados. No RS, o principal complexo termelétrico de carvão é da CGTEE.

. Os principais projetos são da MPX em Candiota e Seival, mas a Tractebel também quer investir pesadamente, igualmente em Candiota. Os demais projetos são dos grups Bertin, CTSul e Jacuí.

Alceu Moreira diz que STF tomou decisão política para beneficiar o Rio

Presidente da Frente Parlamentar do Pré-Sal, o deputado gaúcho Alceu Moreira foi curto e grosso ao analisar a concessão da liminar que suspende a nova Lei dos Royalties:
- A ministra Carmem Lúcia fez política para beneficiar o Rio. Ao STF cabe apenas examinar a constitucionalidade da nova lei.

. Alceu Moreira disse ao editor que o presidente do Senado, Renan Calheiros, pedirá a imediata suspensão da liminar.

Saiba quem perde e quem ganha com o
vexame de Collares e dos aliados dos Brizola

Com apenas 38 dos 409 convencionais, portanto sem o número mínimo de 10%, a oposição aos comandos atuais do PT no Brasil e no RS não conseguiu registrar chapa dentro do prazo, que expirou nesta segunda-feira a noite.

. O vexame não foi apenas da deputada Juliana Brizola e seu irmão, o ex-ministro Brizola Neto, mas também de antigos líderes trabalhistas, entre eles o ex-marido de Dilma Roussef, e o secretário do governo Tarso Genro, Afonso Motta. O pior dos casos foi do ex-governador Alceu Collares, que não soube avaliar a aventura em que se meteu e aceitou ser candidato a presidente contra Carlos Lupi. Foram todos mandados para casa.

. No RS, resultou fortalecido o atual comando partidário, liderado por Romildo Bolzan e pelo deputado Vieira da Cunha. A influência dos governos Dilma e Tarso no PDT está agora mais fraca do que nunca, o que significa maior independência do Partido em relação a 2014.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.