Governo retira quorum e bate em retirada na Assembléia do RS, mas aprova projeto da EGR

O voto inesperado do deputado Adolfo Britto, PP, a favor do governo, inverteu todas as projeções que foram feitas nas últimas horas a respeito da votação do projeto que transfere R$ 30 milhões do Tesouro para a EGR. 

. O resultado é que o governo aumentou seus 23 votos (a base e mais o independente PSB) para 24 (oposição e mais Cassiá Carpes e Marcelo Moraes) e a oposição perdeu 1 dos 24, com o que o projeto foi aprovado por 24 x 23. 

. Os deputados com os quais o editor conversou, temiam esta posição de Adolfo Britto, que foi pontual para o caso da EGR, mas dificilmente se repetirá nos casos seguintes. 

. Nos projetos seguintes, os da criação das duas estatais do Banrisul, o deputado Heitor Schuch, PSB, independente, retirou o quórum e com isto não houve votação. Apesar de independente, ele seguiu as instruções do governo. 

. “O caso da EGR nós revelamos, porque o que nos importa são os projetos do Banrisul”, disse ao editor o deputado Frederico Antunes. 

. A base negou quórum. Nos projetos do Banrisul, a oposição tinha garantidos 24 votos, porque Adolfo Britto tinha se comprometido com a posição, coisa que não tinha feito no caso da EGR. 

. O governo bateu em retirada, temerosa, fazendo o que condenou na semana passada quando a oposição fez o mesmo. 

. A sessão foi encerrada. 

. Isto significa que a pauta das votações está trancada pelos outros 9 projetos colocados em regime de urgência. Só na terça-feira que vem a Assembléia decidirá se ocorrerá ou não votação. 

PDT definirá nesta quarta como será sua pré-convenção de sábado. PT joga tudo para manter aliança com o Partido. 

A Executiva do PDT do RS definirá nesta quarta-feira a tarde os termos da pré-convenção que realizará neste sábado, dia 7, quando decidirá dois pontos:

- Coligação ou não com o PT, com consequente apoio à reeleição de Tarso Genro.- Candidatura própria com Aldo Pinto ou Vieira da Cunha. 

. O governo manobra até a undécima hora para impor a coligação, mas o Partido resiste. 

. Caso a pré-convenção opte por candidato próprio, o PDT deixará o governo na segunda-feira.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.