Projeto estimula cidadania através da prática da orientação em escolas

Três escolas de Livramento fazem parte do projeto “Escola Natureza”, que utiliza prática esportiva como complemento para a educação

Pamela Bond, Dejair Barreto, Jose Otavio, Dagberto Reis, Andrea e Dr. Tiago

Com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Dagberto Reis, da secretária adjunta de Cultura, Esporte e Lazer, Pâmela Bond, e da coordenadoria do Setor de Eventos da Secretaria Municipal de Educação, Maria Andréa Lemes Walter, além de representantes do 7º Regimento de Cavalaria Mecanizada, e do presidente da Confederação Brasileira de Orientação-CBO, professor José Otávio Franco Dornelles, foi realizada na última terça-feira, na escola municipal de ensino fundamental Pedro Alencastre, a aula inaugural do projeto “Cidadania através do Esporte da Natureza – Escola Natureza-CBO”. Através do projeto, os alunos do educandário terão oportunidade de praticar exercícios de Orientação, esporte que tem como objetivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, levando o praticante a passar por determinados níveis de dificuldade que exercitam o raciocínio lógico, capacidade de tomar decisões, prática matemática, conhecimento geográfico, enfim, além de outras áreas do conhecimento, como flora, geologia, fauna, entre outros.

Além da escola Pedro Alencastre, o projeto já funciona também nas escolas Professor Dias e João Souto Duarte. O projeto chamado apenas de “Escola Natureza” foi criado pelo próprio professor José Otávio Franco Dornelles, que preside a CBO, e vem sendo implantado em escolas de todo o Brasil, através de parcerias entre os governos municipais e os clubes de Orientação, com apoio de outras instituições públicas e privadas, com destaque especial para o Exército Brasileiro. Em Livramento, a coordenação do projeto ficou sob a responsabilidade do presidente do Clube de Orientação da Fronteira-Cofron, Dejair Barreto, que conduziu a solenidade alusiva à aula inaugural, na escola Pedro Alencastre.

O evento contou com a participação também do pneumologista Tiago Lopez, que proferiu palestra a respeito da importância da atividade física para a saúde, especialmente em razão das novidades que a modernidade digital trouxe para a rotina das crianças, com computadores, tablets, vídeo-games, internet, enfim. As crianças acabam ficando mais brancas, não aproveitam o suficiente os benefícios da vida ao ar livre e também ficam menos resistentes a doenças, especialmente as alergias diversas, conforme alertou o médico.

O presidente da CBO, que há poucos dias recebeu do Exército Brasileiro a Medalha Mérito Desportivo Militar, em reconhecimento por seu apoio ao esporte, falou a respeito dos benefícios da prática da Orientação. Ele foi o criador do projeto “Escola Natureza” a nível nacional e prestou todo apoio e assessoria para a implantação do projeto em Livramento. “Esse projeto tem como objetivo o desenvolvimento do esporte Orientação como ferramenta interdisciplinar capaz de auxiliar em ações de melhoria da qualidade de vida, criar uma consciência ambiental correta e apoiar o desenvolvimento de uma melhor qualidade do ensino, através de atividades lúdicas junto à natureza, trabalhando atributos como disciplina, responsabilidade, respeito mútuo, dedicação, enfrentamento de situações adversas, competitividade e trabalho em grupo, entre outros benefícios”, justificou.

O presidente da Câmara Municipal, Dagberto Reis, que já acompanha e apoia o Cofron e a prática da Orientação em Livramento há alguns anos, cumprimentou os coordenadores do projeto e também as direções das escolas Pedro Alencastre, João Souto Duarte e Professor Dias, pela adesão ao projeto. “Quero aproveitar e fazer aqui um desafio a todos os educandários do nosso município, para que também se integrem nessa iniciativa, porque sei dos benefícios que a Orientação traz para aqueles que praticam essa atividade”, defendeu.

O projeto é desenvolvido com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que oferece condições de alimentação para os alunos, transporte para os locais das atividades e material necessário para a realização de oficinas, segundo informou o coordenador, Dejair Barreto.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.