Quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Martelo batido

Agora é definitivo: o PT de Livramento não vai mesmo esperar o fim do ano, como propunham alguns dirigentes do partido, para escolher o candidato a Prefeito que apresentará à comunidade santanense. E isso vai acontecer ainda antes de que se inicie o último trimestre do ano, conforme resolução tirada em reunião de representantes de três das principais tendências com atuação local, com a Executiva partidária. Com isso, o tabuleiro interno do PT santanense começa a adquirir contornos mais nítidos. E os petistas têm urgência, porque aprenderam com os próprios erros que uma campanha eleitoral precisa ser preparada com muito tempo de antecedência.

DS, AD e Unidade definem

Mais um detalhe, que não chega a ser novidade: as três correntes – inclusive a Unidade na Luta, da qual faz parte a ex-deputada Emilia Fernandes, um dos nomes considerados entre os prefeituráveis do PT – confirmaram apoio ao nome do vereador licenciado Glauber Lima, da Democracia Socialista, como preferido para disputar a Prefeitura pelo partido. A Ação Democrática, uma das maiores correntes do partido na cidade, também manifestou formalmente, através de documento, apoio interno à pré-candidatura de Glauber. Com essa adesão, o atual diretor da Secretaria Estadual de Educação aglutina cerca de 80% da base de filiados em torno de seu nome e liquida a fatura sobre quem representará a legenda nas eleições do ano que vem. O ambiente é de entusiasmo, e a executiva prepara para breve grande ato interno de apresentação do nome de Glauber definitivamente como prefeiturável para 2012.

Nas quietas, “pero no mucho”

O jargão popular gaúcho que define ações realizadas sem grandes alardes serve bem para definir a intenção da Comissão de Leis e Cidadania da Câmara Municipal, ao convidar para prestarem informações sobre o desaparecimento da carreta doada pela Receita Federal à Prefeitura, o secretário municipal de Obras, Hélio Bênia, e o presidente da Associação de Moradores da vila Progresso, Osmar Vieira. A ideia era conhecer mais detalhadamente a questão, mas no fim o plenário acabou se enchendo de cidadãos interessados no assunto. O presidente da Comissão, Batista Conceição, disse que gostaria que sempre fosse assim nas audiências da Câmara.

Parecer a favor

O prefeito Wainer Machado e o secretário Zulmir Rasch, do Planejamento, estão em Brasília desde ontem para acompanhar a apresentação do parecer do deputado Jerônimo Goergen, do PP, a favor do projeto de criação de free shops nas cidades-gêmeas da fronteira do Brasil. Ontem, os dois receberam, em primeira mão, uma cópia do parecer que será lido hoje em Plenário.

Homenagem

Além do prefeito, uma comitiva de empresários santanenses também está em Brasília, para acompanhar a apresentação do parecer e para manter contatos com outros deputados e senadores que serão importantes nos passos seguintes da tramitação do projeto dos free shops. Graças à interessada articulação feita pelo deputado Jerônimo Goergen, a comitiva de empresários teve facilidade nesses contatos, que também tiveram o apoio do deputado estadual Frederico Antunes. Ele se uniu à comitiva em Porto Alegre, e viajou junto para Brasília. É um dos principais defensores da criação de free shops nas cidades-gêmeas, ainda que sua cidade, Uruguaiana, corra o risco de ficar fora, por ser separada de Paso de Los Libres pelo rio Uruguai. Ele tem estado junto desde o início da mobilização em favor do projeto, e é o autor da proposta de homenagem que a Assembleia Legislativa gaúcha fará à ACIL pelos 120 anos de história na economia da Fronteira e do Rio Grande do Sul, marcada para o dia 11 de outubro, durante o Grande Expediente da Casa.

Interesse

Por falar nisso, o jornal A Plateia e a rádio RCC FM divulgaram, ontem, a relação dos deputados federais e senadores com os respectivos e-mails, sugerindo que os santanenses enviassem manifestações de apoio ao projeto de criação dos free shops na Fronteira.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.