Valor da fronteira

Está amarrada para o mês de fevereiro do ano que vem a realização do 1° Festival Binacional do Vinho da Fronteira da Paz, evento que deverá envolver as grandes vinícolas de Livramento e de Rivera, com o objetivo de colocar na vitrine do consumo do Cone Sul latinoamericano os principais produtos típicos da região, como a carne ovina, a lã, o mel, as saborosas frutas de mesa, entre outros. “Está decidido: o festival vai acontecer”, garantiu, ontem, o prefeito Glauber Lima, apontando essa resolução como um dos grandes destaques de suas conversas com o intendente Marne Osório, durante a reunião de trabalho de técnicos e executivos das Prefeitura e da Intendência, na manhã de terça-feira passada. Glauber Lima participou ontem do lançamento do livro “Perdas e Gratificações”, do jornalista santanense Kenny Braga, e emocionou-se com a riqueza das memórias do escritor, que envolvem situações, personagens, locais e produtos típicos da Fronteira em diferentes e inesquecíveis períodos, incluindo personalidades de projeção internacional, como Nelson Gonçalves, Paixão Cortes e Jose Hernandez. É o espírito que o festival do vinho vai procurar resgatar, segundo o Prefeito.

PSDB na urna

A virada do mês será emblemática na restruturação das forças internas entre os tucanos santanenses. O partido se encaminha para sua convenção municipal sem definição de um rumo mais específico. A liderança natural de Maurício Galo Del Fabro, na condição de único detentor de cargo eletivo pelo partido em Livramento, deverá ser notada com certeza no pleito interno, mas persiste uma outra corrente. Além do próprio Galo Del Fabro, outro tucano de longa data, Marco Aurélio Guimarães, já manifestou interesse em disputar a presidência do partido. Por enquanto, são os dois nomes conhecidos no páreo pela presidência da Executiva.

Obra urgente

O secretário municipal de Educação, Mário Santanna, está seriamente preocupado com as dificuldades burocráticas para a execução das obras de recuperação das escolas municipais para o início do ano letivo. Especialmente um problema está tirando o sono da autoridade: a situação da escola Pery Ferrer Soares, no interior do município, praticamente destruída por um incêndio há pouco tempo. Ninguém sabe, ainda, exatamente, o que provocou o sinistro – se foi criminoso ou acidental – mas a escola precisa ser reformada com urgência, para permitir a volta às aulas.  Outra escola, a do assentamento Novo Pampeiro, atingida por um temporal no ano passado, já teve sua situação resolvida e a reforma deve estar pronta em breve para receber os alunos. 

Mão de obra

Com relação  à obra de recuperação da escola Pery Ferrer Soares, a Secretaria Municipal de Administração trabalha com condicionantes bem significativos. Primeiro, precisa de autorização legislativa para a contratação emergencial de mão de obra para a realização do serviço – que não é pouca coisa. Em seguida, terá ainda o problema de conseguir mão de obra capacitada para a execução da obra  - e quem pensa que não vão faltar interessados, é bom lembrar a dificuldade de se conseguir pedreiros atualmente, e ainda considerar que a Administração trabalha com registro de preços, e não se pode considerar atraentes os valores estimados.

Posses

A necessidade de apreciação e votação de  algumas medidas e projetos da Administração Municipal, a exemplo da autorização para que a Secretaria de Educação possa contratar mão de obra para a reforma de uma escola municipal, vai provocar a convocação de uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores. Será a oportunidade para que, pelo menos, três nomes surjam à vitrine do cenário político. No PT, devem assumir a segunda e o terceiro suplentes,  respectivamente Pâmela Bond e Pedrinho Santafé. Pelo PSDB, a ex-vereadora Marilú Suarez da Silva assumirá a vaga de vereadora, graças à licença de Galo Del Fabro. 

Ajuste

Os vereadores da bancada do Partido dos Trabalhadores tiveram, ontem, uma longa conversa com o prefeito Glauber Lima. Uma conversa necessária para afinar o diálogo e reafirmar o alinhamento das atuações executiva e parlamentar. Aparentemente, todos saíram satisfeitos do encontro.

Controle

A Unidade de Controle Interno do município tem circulado por vários setores da Administração direta e indireta e na Câmara Municipal. São visitas de cortesia, mas já servem como alerta para a importância de qualificar a gestão e o controle nas ações.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.