Sant’Ana poderá contar com peixes na Feira do Produtor, criados novamente na Granja Municipal

Meta, segundo o secretário de Agricultura, Carlinhos Fernandes, é construir a chamada “sala de abate”, para que produtores possam ocupar o mercado

De acordo com o secretário de Agricultura, apenas detalhes separam o município do retorno da produção intensa de pescado para atender ao mercado interno

“Vamos ter uma reunião com os produtores de alevinos da cidade, para definir, em conjunto, uma estratégia para retomar esse processo, que é de fundamental importância dentro do cenário econômico do município. Somos um dos únicos municípios que tem um laboratório para a produção de alevinos, análise de matrizes e temos tanques, mais de quinze, alguns sendo adubados e preparados para a colocação das matrizes. Em um projeto futuro, a meta é adquirir matrizes e depois trabalhar com a pequena propriedade”. A afirmação foi feita em entrevista, por telefone, na tarde de ontem, pelo secretário de Agricultura do município, Carlinhos Fernandes.

A proximidade da Semana Santa, época em que o aumento do consumo de peixes é absolutamente visível nas cidades, e o fato de o projeto estar na lista de prioridades do secretário, são coincidências que têm deixado em estado de alerta permanente os produtores de alevinos no município. A Feira do Produtor, espaço onde esses produtos poderão ser colocados à disposição das comunidade com preços acessíveis, é uma das metas que tem entre suas vertentes a retomada da produção de peixes e a sua chegada facilitada até os consumidores. “Convidei a Associação dos Produtores de Alevinos, presidida pelo Régis Martins, e vamos apresentar o nosso projeto de Piscicultura para o município. Já limpamos o laboratório, instalamos todos os equipamentos e reformamos alguns, portanto, o local, hoje, está pronto para funcionar. Temos também um funcionário que é especializado nesta área e que tinha sido retirado da Secretaria, agora está novamente trabalhando conosco. Vamos, agora, através do Departamento Técnico, fazer o levantamento de preço para a construção de uma sala de abate de pescado para poder viabilizar que tenhamos o sistema de inspeção municipal e que os pequenos produtores possam ali fazer o abate e vender no mercado local”, afirmou secretário.

Ao ser consultado sobre a previsão para que seja retomada produção e venda até a Semana Santa, Carlinhos Fernandes disse que a expectativa é que todos os trâmites legais possam ser cumpridos. “Estamos tentando a liberação de recursos para a sala de abate, que servirá para até 500Kg de peixe, o que é suficiente para o mercado local. A planta já foi feita e estamos preparando um projeto para o licenciamento ambiental. Agora, estamos buscando saber o que vamos realmente necessitar para apresentar ao Prefeito e pedir os recursos. Estou otimista, porque quero que a Feira do Produtor seja uma feira municipal com apoio da Emater e do município. Vamos, agora, no fim de março, fazer a chamada repesca, para que possamos pegar os peixes que tem lá e verificar os que servirão para matrizes e depois, os que sobrarem, vamos doar para as escolas e o Refeitório Público municipal, para que as pessoas tenham ainda mais qualidade na sua alimentação”, finalizou.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.