Sexta-feira, 08 de Fevereiro de 2013

Septuagenário

No próximo dia 26, o Parque Internacional completa 70 anos. Reconhecido com o principal cartão postal da fronteira Livramento-Rivera, é o principal espaço turístico comum das duas cidades. A linha imaginária que corta as duas cidades passa por seu interior e revela toda a singularidade de uma “Fronteira aberta”. Várias pessoas que visitam as duas cidades procuram o parque para passear e tirar as tradicionais fotografias junto às bandeiras dos dois países, próximo ao Obelisco inaugurado no dia 26 de fevereiro de 1943 e/ou junto à Fonte Luminosa, inaugurada em 25 de agosto de 1953, e que chegava a formar mais de 20 desenhos através do movimento das águas e do jogo de luzes. Apesar disso, esse verdadeiro patrimônio cultural, histórico, turístico, enfim, vem sofrendo uma degradação desmerecida. A mobilização que se articula, para comemorar em grande estilo o aniversário do Parque, pode – e deve – se transformar no pontapé inicial de um processo de recuperação e manutenção que transcenda a data do aniversário, para que nos anos vindouros seja mais fácil organizar qualquer atividade ali. E conseguir mais facilmente apoio para isso.

ProgramaçãoVai ser movimentada e festiva a programação alusiva ao 70° aniversário do Parque Internacional, maior símbolo da integração na Fronteira da Paz. Sob a coordenação da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Turismo e de Cultura, em conjunto com com a Intendência de Rivera, está sendo elaborado um calendário de atividades artísticas e culturais para devolver esse importante espaço urbano para a população santanense e riverense. A ideia é ocupar o parque com uma agenda de atividades anuais e permanentes. Os organizadores pensam em atividades como a Feira Binacional do Livro, o 1º de Maio Internacional, shows e encontros binacionais pela paz.

Revitalização

A Prefeitura já está buscando parcerias para realizar um grande projeto de revitalização do Parque Internacional. Aproveitando o momento mais sensível das comemorações dos 70 anos de existência do Parque, a Prefeitura pensa em desenvolver todo um programa voltado à recuperação dos espaços para tornar seu aspecto visual mais agradável para incentivar o convívio das pessoas no local.

Agenda

Os organizadores dos festejos alusivos ao aniversário do Parque Internacional já relacionaram as ações mais urgentes a serem adotadas: conserto da fonte luminosa; conserto do relógio do Obelisco; reforma dos banheiros; conserto e aquisição de novas luminárias; instalação e conserto de equipamentos (bancos, lixeiras, etc.); conserto do calçamento (tradicional); plantio de grama; plantio de flores e de arbustos (tradicionais); pintura das instalações existentes; troca das bandeiras e distribuição de folders sobre a importância de cuidados com o local.

Lista 

O levantamento indica a necessidade de repor 25 lixeiras, 30 globos e luminárias, 2500 metros de grama, 4 vasos sanitários, 4 caixas de descarga, 2 pias, azulejos, 4 assentos, 4 lixeiras, 2 torneiras, 4 portas, 4 porta-papel higiênico, 2 porta sabonetes e 25 bancos.

Ação

Resposta da senadora Ana Amélia Lemos, do PP, à sugestão da ex-candidata à vereança Maira Araújo, de Livramento: “Informo que no Congresso Nacional já se formaram comissões especiais para analisar, detalhadamente, a legislação de forma a apresentar uma proposta que unifique, nacionalmente, as regras de segurança de casas noturnas, e também sobre prevenção e combate a incêndios”.

Ficha limpa

O ex-vereador Cláudio Coronel se solidarizou com o vereador em exercício, Ênio Jr, pela proposição de uma legislação municipal para fazer valer com mais propriedade a Lei da Ficha Limpa. Coronel lembra que há dois anos apresentou, na Câmara de Vereadores, um projeto semelhante, também intitulado de Lei da Ficha Limpa, que visava regulamentar ética e moralmente as ações de autoridades municipais, inclusive para a nomeação de CCs no Executivo, Legislativo, SISPREM E DAE. Ele recordou, porém, que na oportunidade o projeto de lei foi arquivado e nem mesmo chegou a ser apreciado pelo plenário da Câmara de Vereadores, em função de parecer contrário da Procuradoria Juridíca da Casa.

Ontem, ele entrou em contato com o vereador Ênio, dando total apoio à iniciativa: “Externei o meu apoio a essa sua iniciativa, pois retoma essa discussão importante para a comunidade santanense, que exige moralidade e transparência na coisa pública”.

Sonho realizado

Foi emocionante para o médico e empresário Mozart Hillal assumir a vaga de vereador em Livramento, na última quarta-feira. Por incrível que pareça, mesmo já tendo uma participação reconhecida na história do município e no cotidiano da sociedade santanense, até então não havia assumido nunca um cargo público. Foi candidato a vice-prefeito e a vereador, chegou a ficar na suplência em mais de uma oportunidade, mas nunca teve a chance de assumir. Desta vez, como primeiro suplente do PP, recebeu a oportunidade até como uma homenagem de reconhecimento de seus pares. Ele assumiu junto com o jovem Ênio Jr., graças às licenças dos titulares Danúbio Barcellos e Carlos Nilo Pintos.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.