Passo do Mingote deverá passar por fiscalização do DEMA ainda nesta terça-feira

Local, que há cerca de 30 anos servia de ponto de lazer para famílias santanense, agora sofre com a quantidade de lixo no seu entorno

Situação do lixo acumulado nas águas do riacho que corre na localidade preocupa moradores

local que já foi considerado ponto de lazer de muitas famílias santanenses, há cerca de trinta anos, nem de longe lembra a tranquilidade, sossego e descanso que um dia representou. A cidade que cresceu, e que muitas vezes esqueceu de olhar com mais atenção para seus córregos, riachos e açudes, aos poucos percebe que algumas belezas naturais, dignas dos mais belos cartões postais, estão se perdendo e sumindo na poeira do tempo. Excesso de lixo, urbanização de algumas áreas e o descaso de quem não tem a menor preocupação em colocar o lixo no lugar adequado, tem modificado, com o passar dos dias, a paisagem da localidade conhecida como Passo do Mingote.

O pequeno riacho, de água mansa e que em dias de calmaria emite a suave sonoridade que funciona como bálsamo relaxante aos ouvidos de quem se atreve a parar pelo local, pode estar com os dias contados, já que é cada vez maior a quantidade de lixo jogada no seu entorno e que contribui para a sua degradação.

Após o alerta feito por um leitor do jornal A Plateia, uma equipe de reportagem foi até o local e constatou a grande quantidade de resíduos na água, sob a ponte, e que descaracteriza o local que há pouco mais de trinta anos era usado como refúgio de diversão durante os veraneios das famílias que optavam por permanecer na cidade em vez de ir à praia. 

Em todas as direções é fácil encontrar lixo jogado por quem passa pela localidade, ou deixado propositalmente, após limpezas feitas em pontos particulares de outras regiões da cidade

Contraponto 

Procurado para comentar sobre o fato, o secretário Luis Carlos Santana, titular da pasta do Planejamento, e que tem também sob sua jurisdição o DEMA – Departamento do Meio Ambiente, disse que se o caso se trata apenas de limpeza, a secretaria de Serviços Urbanos poderá ser acionada. Porém, se existem no local resíduos que possam representar dano ao meio ambiente, a municipalidade precisará tomar providências.

“Temos uma determinação de início de governo, expressa do prefeito, para a limpeza da cidade, e que começou com um mutirão na própria Prefeitura Municipal. Então, o Departamento de Limpeza Urbana está fazendo um relatório, percorrendo todos os locais que necessitam limpeza mais intensa. Córregos, possíveis lixões no entorno da cidade, e terrenos baldios serão acessados. Temos um problema relacionado ao orçamento que só foi abrir no dia 15 de janeiro. Isso está demandando suplementações para as pastas. Estamos com o problema diante da abertura orçamentária e isso tem impedido uma ação mais ágil da administração diante dos problemas que estamos encontrando. Com relação ao Mingote, nesta terça-feira, na primeira hora, vou determinar que DEMA vá ao local e observe o que precisa ser feito, para que possamos encaminhar a solução ou repassar para a pasta competente”, disse o secretário de Planejamento, Luis Carlos Santana.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.