Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2013

Guardião

Como membro da comissão permanente de Constituição e Justiça, o vereador Ivan Garcia, do PSB, é o único legislador de fora da base de apoio do Governo Municipal a presidir uma comissão. Foi eleito com folga, na sessão extraordinária realizada quarta-feira. Um poder significativo, considerando principalmente que a Comissão de Constituição e Justiça funciona como um filtro para os projetos que tramitam na Câmara. Em outras palavras, a comissão presidida por Ivan Garcia pode agilizar ou retardar a tramitação de todos os projetos – inclusive aqueles de grande interesse do Governo. As demais comissões são presididas pelos vereadores Gilbert Gisler, o “Xepa”, Lídio “Melado” Mendes e Maurício “Galo” Del Fabro.

Lombadas

Volta e meia, o assunto volta à baila. Desta vez, quem chama a atenção é o vereador Hanney Cavalheiro, do PMDB: é no mínimo muito estranho o contrato assinado pela Prefeitura Municipal com a empresa Kopp, para a operação das chamadas lombadas eletrônicas em Livramento. Na sessão extraordinária da última quarta-feira, Hanney aproveitou a presença do secretário de Administração, Fabrício Péres, e pediu esclarecimentos sobre o contrato. O vereador quer uma cópia do documento para analisar se, de fato, o Município terá prejuízo com o funcionamento dos controladores instalados nas ruas da cidade. “Se é para dar prejuízo aos Cofres Públicos, é preferível então que não tenhamos essas lombadas em Livramento”, defende o vereador peemedebista, que quer ter acesso ao teor do contrato.

Arco

O prefeito Glauber Lima confirmou, ontem, que já determinou um levantamento para saber se realmente existe o recurso de R$ 750 mil proveniente de emenda parlamentar para a compra de um arco cirúrgico para o hospital Santa Casa de Misericórdia. Supostamente, o recurso já teria sido disponibilizado para o Município há vários meses, mas o Executivo não teria realizado o necessário processo licitatório. O Prefeito garantiu que, se a verba existe e está disponível, será utilizada para a compra do equipamento.

Sobre a gestão pública

Um dos assuntos mais do que em voga, em tempos de valorização cada vez maior do exercício da cidadania e também de início de um novo período na Administração Pública e na atuação legislativa, vai mais uma vez estar na pauta da busca de qualificação pelos agentes públicos realmente interessados na prestação de um bom serviço à população. A direção do campus local da Unipampa, juntamente com a coordenação do Curso de Gestão Pública, promove no próximo dia 4, um “Seminário de Práticas em Gestão Pública”. O evento terá como palestrantes o diretor da empresa Gestão Ltda, Jorge Bento de Souza, que vai falar a respeito da “Importância do Planejamento Estratégico nos Municípios”, e o supervisor de Auditoria Municipal do Tribunal de Contas do Estado-TCE/RS, Léo Arno Richter, que vai abordar o tema “A nova estrutura e funcionamento do órgão de Controle Interno nos municípios”. O evento terá entrada franca e será realizado a partir das 19h, no auditório do campus local da Unipampa.

Sonho antigo

A eleição para a Câmara de Vereadores deu novo fôlego ao presidente da Regional Livramento da Associação dos Cabos e Soldados da BM, Jansen Nogueira. Agora, com respaldo ainda maior, ele retomou a busca de um antigo sonho da entidade e dos associados, que é a construção do loteamento residencial para os praças da BM, a chamada Vila Brigadiana, que será construída em área cedida pelo Estado na antiga Estância Velha. Pelas mãos do vereador Nogueira, o assunto já está na mesa de trabalho do Prefeito Glauber.

Destrancado

A Administração conseguiu, finalmente, destrancar o processo de liberação do recurso de mais de R$ 2 milhões destinado para Livramento por proposição da então deputada Emilia Fernandes. O dinheiro começou a ser aplicado no Governo passado, com o recapeamento da avenida João Pessoa e Tamandaré, mas esbarrou no problema da confecção das calçadas e foi trancado. Ontem, foi liberado e o Prefeito já assinou a ordem de serviço para pavimentação de várias ruas.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.