Comunidade santanense reagiu com solidariedade

A fatalidade ocorrida em Santa Maria caiu como uma bomba na comunidade santanense, na manhã do domingo, e rapidamente provocou a formação de uma grande rede de troca de informações e de ajuda. O prefeito Glauber Lima, que se encontra em Brasília, foi informado por sua assessoria ainda nas primeiras horas e, imediatamente, determinou a montagem de uma estrutura na Prefeitura Municipal para oferecer ajuda às famílias de jovens santanenses que, eventualmente, estivessem entre as vítimas do incêndio em Santa Maria. O gabinete especial foi organizado e coordenado pelo secretário municipal de Administração, Fabrício Péres. No início da tarde, o Prefeito em Exercício, Edu Olivera, decretou Luto Oficial de sete dias em Livramento, acompanhando o período de Luto determinado pelo governador Tarso Genro para o Rio Grande do Sul.

Após, Edu Oliveira, que respondia pelo Executivo Municipal durante a viagem do Prefeito, deslocou-se, à primeira hora da tarde, para Santa Maria, acompanhado pela coordenadora da Assessoria de Imprensa, Claudia Arce, a fim de prestar apoio e solidariedade às vítimas e familiares. O presidente da Câmara de Vereadores, Dagberto Reis, divulgou uma nota se solidarizando com as vítimas e disponibilizando a estrutura do Poder Legislativo municipal para prestar auxílio às famílias de santanenses que eventualmente precisassem se deslocar ou entrar em contato com as autoridades em Santa Maria.

Daquela cidade, pelo telefone, a jornalista Claudia Arce informou terem encontrado um verdadeiro “cenário de guerra”: “São corpos de jovens amontoados e centenas de pessoas tentando saber informações, fazendo homenagens, desesperados… muito, muito triste”, relatou ela. Profissionais das áreas de enfermagem, psicólogos, médicos e outros, entraram em contato com a Prefeitura para se colocar à disposição para trabalho voluntário em auxílio às vítimas em Santa Maria, segundo informou o secretário Fabrício Péres. 

Festas suspensas 

Mesmo não tendo nenhuma vítima fatal santanense, o clima de comoção que tomou conta da comunidade provocou iniciativa de diretorias de clubes sociais de Livramento. A diretoria do Clube Caixeiral suspendeu a realização da festa de escolha das rainhas adulta e infantil do carnaval 2013 do clube, que seria realizada na tarde de ontem, na sede campestre da entidade. Outra entidade que também suspendeu sua programação neste domingo foi a Associação dos Cabos e Soldados da BM, que normalmente promove a mini-boate, e decidiu suspender o evento em respeito à memória dos jovens mortos em Santa Maria.

A Movilcor, com o mesmo espírito, colocou à disposição das autoridades santamarienses duas ambulâncias e profissionais médicos e de enfermagem para ajudar no atendimento às vítimas. Na localidade de Cerro Chato, o coordenador da recepção aos visitantes dos parques eólicos, Nereo Mendes, conversou com o diretor da Eletrosul, Ronaldo Custódio, e obteve dele autorização para hastear a meio-mastro, na entrada do Parque, as bandeiras de Livramento, do Rio Grande do Sul, do Brasil, do Uruguai e da Eletrobras/Eletrosul.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.