Secretário de Agricultura entrega relatório dos primeiros vinte dias à frente da pasta

O secretário de Agricultura, Carlinhos Fernandes (d), entregou o relatório ao Prefeito Glauber Lima (c) e ao vice, Edu Oliveira (e).

No documento, está o anúncio da volta da atividade de piscicultura e a criação de uma sala de abate de pescado junto à Granja Municipal

Já são vinte e cinco dias de atuação à frente da Secretaria Municipal de Agricultura, o suficiente, segundo o secretário Carlinhos Fernandes, para produzir, e apresentar ao Prefeito Glauber Lima e seu vice, Edu Olivera, um relatório com as atividades já realizadas e o cronograma dos próximos passos que serão dados, visando atender os pontos apresentados no programa do atual governo.

No início da tarde de ontem, em audiência, o secretário de Agricultura entregou ao prefeito os documentos que relatam todas as atividades realizadas pela pasta, sob o seu comando, de forma detalhada. Glauber Lima disse que iria ler atentamente o relatório e fazer uma análise de cada um dos itens apresentados e das melhorias propostas pelo atual secretário. Esta foi a primeira audiência solicitada através de agendamento entre a Secretaria Municipal de Agricultura e o gabinete do Prefeito Glauber Lima. “Entreguei todo um levantamento das atividades gerais, um levantamento das ações operacionais da Secretaria, o fluxograma operacional, relatórios de prestação de contas e análise da gestão ambiental da equipe multidisciplinar”, frisou ele.

No documento, o número de abates feitos no Campo de Cooperação e limpeza no local, a quantidade de alimentos que foram repassados para o refeitório e seleção de matrizes de gado leiteiro para inseminação artificial. Também foi apresentado um plano de manejo de forrageiras. Nos relatórios, também foram apresentados os orçamentos de compras emergenciais.

Carlinhos Fernandes relatou ao prefeito Glauber Lima que será criado um tambo no campo de cooperação, para servir como pesquisa do manejo de pastagens para desenvolver com a APL do Leite e colocar à disposição. “Queremos, em breve, ter leite para fornecer para as escolas e também para as creches, mas destaco que este é um projeto de médio prazo”, acrescentou. Ainda no relatório, foi apresentado um levantamento de material para os cursos, elaboração de programa de assistência técnica para o setor leiteiro, plano de recuperação da Patrulha Agrícola, programa de ovinocultura e definição de um responsável técnico dentro da Secretaria. “Queremos, em seis meses, lançar o APL da ovinocultura e queremos fortalecer esse setor. Nas sequência, vamos para outros setores”, destacou ele. 

Piscicultura

Um dos principais pontos do relatório apresentado ao prefeito, e seu vice, foi o projeto de Piscicultura. Com a iniciativa, a cidade voltará a ter um espaço específico. “Já no mês de fevereiro, vamos fazer a chamada repesca, para retirar as matrizes dos tanques para produzir alevinos e retirar peixes para distribuir às escolas e ao refeitório”, salientou.

O secretário disse, ainda, que será criada, na granja municipal, uma sala de abate de pescado que ficará à disposição dos produtores. “Eles poderão abater no local, com inspeção, e levar para os mercados. Esse ano, inclusive, vamos fazer a feira do peixe na semana Santa, vamos retomar essa importante atividade”, afirmou o secretário de agricultura. 

Refeitório

No documento, ainda há o comprometimento da Secretaria de Agricultura do município de manter toda a carga do Refeitório Público, através do campo de cooperação, além de chegar a um percentual de carne na merenda escolar. “Vamos procurar os frigoríficos para fazer um convênio para o abate desses animais”, afirmou Carlinhos Fernandes.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.