Notas

Sistema Farsul promove atividade em feiras de ovinocultura 

O Senar – RS promove oficinas técnicas gratuitas sobre ovinocultura em feiras da Região Sul do Estado. As ações da entidade começam na 29ª Feovelha, que acontece de 23 a 27 de janeiro, em Pinheiro Machado, seguindo para a 35ª Expofeira, de Ovinos de Verão de Herval, entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro. De acordo com o superintendente do Senar, Gilmar Tietböhl, o destaque na Feovelha será a oficina de desossa de carne ovina, ação de iniciativa do programa Juntos para Competir, parceria entre Farsul, Senar-RS e Sebrae para fomentar cadeias produtivas do agronegócio do RS. As oficinas serão realizadas nos dias 25 e 26 de janeiro. No dia 26, acontece uma palestra gratuita sobre as mudanças do Código Florestal com o assessor técnico do Sistema Farsul, Eduardo Condorelli. No mesmo dia, será assinado protocolo de intenções entre Sebrae, Farsul, Senar e Governo do Estado para incentivar ações de melhoria nos índices zootécnicos e econômicos da ovinocultura. “O Senar não irá entrar apenas com as ações técnicas, irá entrar na gestão da atividade, ou seja, na melhoria do padrão zootécnico, na melhoria da renda e, como consequência, na melhoria da gestão”, complementa Tietböhl. Na Expofeira de Herval, o público vai conferir as melhores práticas para avaliação da condição corporal como ferramenta estratégica de manejo do rebanho, as boas práticas no manejo sanitário animal e a aplicação de vermífugos e vacinas. As atividades desenvolvidas fazem parte dos conteúdos dos nove diferentes cursos que o Senar oferece na área de ovinocultura. 

Exportações do agronegócio batem novo recorde 

Cálculos do Cepea/Esalq/USP comprovam que o agronegócio brasileiro mantém sua vitalidade no cenário internacional. Em 2012, mesmo enfrentando queda de preços no segundo semestre, o setor conseguiu receita 1% maior que a de 2011. Para tanto, contou com a ajuda de 2% do câmbio (taxa efetiva do agronegócio) e com o embarque de volume 8,6% superior ao de 2011. Em volume, os destaques foram os aumentos do milho (107,22%), do etanol (56,65%) e das carnes bovina (14,72%) e suína (11,82%). Já em preço, em um contexto em que a maioria dos produtos do agronegócio teve queda, foram verificadas altas apenas para o farelo de soja (16,22%), para a soja em grão (10,99%) e para o suco de laranja/laranja (2,59%). Entre 2000 e 2012, conforme pesquisas do Cepea, o volume exportado pelo agronegócio nacional cresceu quase 190% e os preços externos, 118%. O saldo comercial (receitas de exportação menos gastos com importação) mais que quintuplicou, com crescimento de 461%. No acumulado, foram gerados líquidos US$ 481 bilhões, sendo US$ 79 bilhões só em 2012.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.