Mercado internacional pode mudar

A Assessoria Econômica do Sistema Farsul realizou uma análise sobre o mercado internacional do arroz baseado em um relatório do Usda de janeiro de 2014. No estudo foi feita uma projeção para a próxima década que aponta uma possível alteração na geografia de exportação do cereal, que será benéfica ao mercado brasileiro.

A responsável pela mudança será a China que teve uma variação na produção de 1,4% a.a. no período entre 2009 a 2014, com estimativa de uma safra de 141,5 milhões de toneladas para este ano. Mantida a média, a previsão é de 162,7 milhões de toneladas em 2024. Por outro lado, o consumo de arroz no país aumenta em média 2,3% a.a. Se o crescimento for sustentado, ele chegará a 183,28 milhões de toneladas nos próximos dez anos, obrigando a China a comprar 20,62 milhões de toneladas. Esse é o total exportado pela Índia, Vietnã e Estados Unidos juntos neste ano e equivale a 57% de toda a importação mundial em 2014. O economista Antônio da Luz, vê esse novo quadro como favorável ao Brasil. Para ele, os preços do arroz no mercado internacional também serão alterados, pois, mesmo nas regiões onde não atuam, os países asiáticos terminam rebaixando o preço. “Estamos falando de uma tendência de preço internacional crescente, uma tendência de alta no preço do arroz, se isso se confirmar”, salienta. O economista lembra que outros produtos já passaram por situação semelhante.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.