Sinais da vida

 

Muitas e muitas vezes em nossas vidas vamos prorrogando por dias e às vezes anos algumas decisões que são importantes para nós.
Ou que pelo menos, consideramos que sejam, mas que, por vários motivos, vamos deixando para “resolver” sobre o assunto mais tarde.
E as horas, dias, meses e até anos vão se desenrolando em nossas vidas e nossas decisões, então consideradas importantes, vão ficando até esquecidas.
Hoje temos muitas coisas com as quais nos preocuparmos, é claro, não somos como nossos avós, que tinham menos atribulações na vida.
Hoje temos que prover o sustento de toda nossa família, junto com as tarefas escolares dos filhos, a vida maluca das personagens das novelas, os lançamentos de filmes que todos recomendam que olhemos e mais uma infinidade de pequenas tarefas que nos consomem o dia.
E aquelas decisões importantes, para nós, pelo menos, vão sendo deixadas de lado pois o dia termina e estamos cansados demais para pensar no assunto.

 

Um banho quente e uma cama, também quente, são lenitivos abençoados para o dia.
E a noite consegue fazer o corpo descansar, a mente dá uma trégua e se inicia mais um dia em que muitas coisas não são nem sequer pensadas, pois não “há tempo” para elas.
Só que a vida nos cobra um posicionamento perante o que ela mesma nos quer mostrar e ensinar e algumas vezes temos alguns fatos, no mínimo, interessantes, que acontecem e nos fazem parar.
E nessas horas conseguimos recomeçar a pensar nos nossos planos e sonhos “esquecidos”, algo como se a vida nos dissesse: olha, ainda tem isso aqui por decidir.
E aí nos damos conta que não temos “todo o tempo do mundo” como se diz.
Aí nos damos conta que muito de nossas vidas já se passou e algumas coisas importantes ainda não foram realizadas.
E talvez nem viessem a ser se a vida não nos desse uma parada e nessa parada a gente tivesse tempo para pensar um pouco em nós mesmos.

 

No quanto temos um mundo maravilhoso dentro de nós e o deixamos escondido justamente por conta das muitas tarefas diárias e que nem sempre são o que gostaríamos de estar fazendo.
O quanto somos especiais e fazemos falta, sim, para que os nossos próprios projetos se concretizem, pois apenas depende de nós a decisão de torná-los reais.
A vida nos dá sinais, nem sempre extremamente claros pois não estamos alertas o suficiente para vê-los, mas que ao pararmos um pouco com nossa correria diária, nos lembramos deles e vemos o quanto estamos sendo avisados de cuidar de nós mesmos e dos nossos projetos.
Até que uma sacudida mais forte nos faça perceber o quanto temos de legado valioso para deixar, não apenas para nossos filhos, mas para todos aqueles que fazem parte de nossas vidas.

 

Apenas temos que tomar a decisão de torná-los palpáveis em nossas vidas.
A vida sempre dará sinais, temos que aprender a compreendê-los e colocar em prática as lições que nos são pedidas.

 

Leatrice Coli Ribeiro Pedroso – cadeira nº 24 – Academia Santanense de Letras – Permitida a reprodução desde que mantida a autoria

 

Você pode gostar também de:

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.