Ainda eleição? Três meses após o pleito, placas de propaganda eleitoral permanecem visíveis na cidade

Flagrantes mostram cartazes de propaganda eleitoral expostos em Sant’Ana do Livramento, mesmo depois do término das campanhas

Material utilizado na última campanha ainda pode ser visto na cidade

O modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa, ou política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação. Este conceito pode ser definido em uma única palavra: propaganda. Assim, ela acaba exercendo a sua influência para fortalecer marcas, produtos, serviços e, pessoas. Neste último caso, há pelo menos um período em particular, a cada quatro anos, em que homens e mulheres se esforçam para vender bem suas propostas e, além disso, suas imagens. Empresas especializadas oferecem todo o tipo de serviço e colocam seus melhores profissionais para que o resultado final, no caso das campanhas políticas, seja revertido no sucesso dos candidatos e no direito de legislar nas Câmaras de Vereadores ou de gerir municípios. Em torno dos “famosos” projetos, fortes estratégias são montadas, algumas extremamente agressivas visualmente, todas com o objetivo de fazer com que os eleitores entendam de forma rápida, simples, direta e com poucas palavras, tudo aquilo que é pretendido por homens e mulheres que desejam ocupar cargos públicos.

Durante vários meses, as cidades ficam pintadas com as cores dos partidos, em praticamente todas as direções, tudo o com o objetivo de atrair a atenção dos eleitores e fazer com que eles se definam antes da chegada do momento derradeiro: o dia do voto. Três meses após o término das eleições municipais, a impressão que muitos moradores tem é que alguns candidatos ainda buscam votos. A Lei Eleitoral determina que candidatos, partidos políticos e coligações devem retirar as propagandas até 30 dias depois do pleito. No entanto, a presença de cartazes com o rosto e o número dos candidatos incomoda alguns moradores da cidade. 

Esquecimento

Em todas as direções, especialmente na região central, ainda é possível encontrar propaganda eleitoral

O problema é que muitos dos responsáveis por campanhas maiores, nos casos de quem concorre a prefeito e vice, e até mesmo os próprios candidatos, no caso dos vereadores, acabam esquecendo de recolher o material ou pintar muros cedidos para propaganda política, e deixam ali, praticamente abandonados, restos das campanhas inflamadas, cercadas de debates e de sons. Sant’Ana do Livramento não é exceção entre a maioria das cidades brasileiras e vê permanecer em quase todos os bairros da cidade, incluindo a região central, sobras da última eleição municipal. Na manhã de ontem, em apenas quinze minutos, a reportagem conseguiu registrar a permanência do material de campanha de pelo menos quatro nomes que concorreram às vagas na Prefeitura Municipal e na Câmara de Vereadores.

 Justiça Eleitoral

Consultada sobre o fato, a chefe do Cartório Eleitoral, Célia Luiza Arteche, disse que o cuidado está em materiais que possam estar locais públicos. “Sendo em área privada, caso os proprietários não mandem retirar, o material acaba ficando e a tolerância é maior. Só pode configurar propaganda antecipada”, disse ela. 

Contraponto

nas fotografias tiradas na manhã de sexta, propagandas de pelo menos três candidatos que concorreram na última eleição ainda foram encontradas na região central da cidade. Os próprios candidatos, ou os presidentes dos seus partidos, foram procurados para apresentar a justificativa sobre os motivos que fazem com que tal material ainda seja visto na cidade

PT – O presidente do Partido dos Trabalhadores, Fabrício Peres, disse que a partir da próxima segunda-feira, uma equipe contratada pelo partido irá fazer uma varredura em toda a cidade e retirar dos locais o material de campanha, principalmente da chapa majoritária. Fabrício Peres disse, ainda, que no máximo em uma semana, toda a publicidade relacionada ao seu partido deverá ser retirada. O presidente do Partido dos Trabalhadores justificou, dizendo que o processo de transição entre um governo e outro acabou prejudicando um pouco as ações nesse sentido, mas que agora o serviço será feito por determinação da direção partidária.

PMDB – O presidente do PMDB, Silvio Vares, disse que praticamente toda a propaganda eleitoral relacionada aos candidatos que concorreram a cargos eletivos pelo seu partido, já foi recolhida. Segundo Vares, as poucas placas que restam e que ainda podem ser vistas na cidade, deverão ser recolhidas nos próximos dias. Silvio Vares aproveitou para pedir aos militantes do PMDB que informem a direção sobre locais onde esse material ainda pode ser encontrado.

Hanney – O vereador eleito Hanney Cavalheiro disse que desconhecia a existência de propaganda sua na região central da cidade. Informado sobre o local, o vereador afirmou que iria providenciar imediatamente a retirada. Hanney frisou que o local onde ainda podia ser visto o seu material de campanha, na manhã de sexta, deveria passar por um processo de pintura, porque existem sobras de outras campanhas e de outros candidatos.

CLEIZER MACIEL
cleizermaciel@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.