Números finais de uma eleição tranquila

A chuvosa segunda-feira marcou os primeiros contatos por parte do prefeito eleito, a confirmação de todas as totalizações e a repercussão do pleito, com avaliação positiva por parte da Justiça e Ministério Público Eleitoral

Glauber Gularte Lima foi eleito prefeito com 30,02% dos votos válidos em Sant’Ana do Livramento, obtendo diferença de 1.202 votos, ou seja 14.883 votos, contra 13.681 votos de seu principal adversário nessa disputa, Ico Charopen, que obteve 27,59%. Livramento registrava 70.311 eleitores aptos à votação, tendo havido um comparecimento de 52.882 pessoas, ou seja 75,21%. A abstenção ficou em 24,79% ou seja, 17.429 pessoas deixaram de votar. Tanto a juíza eleitoral, Carmen Lúcia Santos da Fontoura, quanto o promotor José Eduardo Gonçalves, representante do Ministério Público Eleitoral, avaliaram como uma eleição tranquila. A prisão dos ocupantes de um ônibus e de duas combis, entre outros flagrantes de panfletagem de boca de urna, assim como representações ajuizadas, foram consideradas dentro da normalidade, ou seja, parte do processo.

Um pleito dentro da normalidade e com avaliação positiva. Assim a juíza eleitoral Carmen Lúcia Santos da Fontoura definiu a eleição de domingo em Sant’Ana do Livramento. A magistrada disse que felizmente, é possível fazer uma avaliação positiva.

“Nosso trabalho está cumprido. Foi um trabalho ao longo do tempo, foram várias reuniões preparatórias. Com relação aos resultados, também vejo de forma positiva, com a renovação da Câmara de Vereadores, com a reeleição de quatro vereadores entre 17, ou seja, em torno de 85% de renovação. Isso significa uma mudança no Legislativo e uma mudança no poder Executivo, o que gera expectativa de como irão trabalhar, e uma expectativa positiva em função do município e da comunidade” – analisa a magistrada.

Sebastião Muniz, da RCC, ouve a avaliação da juíza Carmen Lúcia Santos da Fontoura

De acordo com a juíza, o eleitor votou de forma consciente. “Ele sabia em quem ele estava querendo votar, quem ganha é a democracia, por isso fico feliz. Procuramos fazer o melhor, junto com todos os servidores, pessoas incansáveis desde as 5h, mesários que se deslocaram para a zona rural, enfim todas as pessoas envolvidas com o trabalho intenso, para que tudo ocorresse da forma mais normal possível” – refere.

“Acho que quem saiu ganhando foi a democracia e a comunidade. Nos organizamos para isso e procuramos passar essas informações aos eleitores sobre as condutas permitidas e não permitidas, chamamos atenção do eleitorado, pois a nossa posição era dizer ao eleitor que quem iria decidir era o eleitor com seu voto na urna” – destaca. De acordo com a juíza, havia o conhecimento de que muitos candidatos pretendiam usar a Justiça Eleitoral para passar informações não verdadeiras.

“A gente sabia que isso poderia definir a eleição, por isso, com nosso trabalho, conseguimos garantir que o eleitor pudesse exercer seu direito sem que existisse essa prevalência” – confirma.

O promotor José Eduardo Gonçalves considera que o pleito foi atípico pela movimentação. “Já imaginavamos que assim seria, uma série de candidatos, parelhos no sentido de trabalho de propaganda, mas sabíamos que o povo iria escolher aquele que entendesse como melhor. Isso ocorreu. Tivemos percalços e obstáculos, mas foram superados, com funcionários capacitados, bem treinados pela doutora Carmen, as forças policiais, uma equipe que trabalhou coesa. Os obstáculos foram vencidos para que o eleitor, a vedete das eleições, tivesse assegurados os seus direitos. Essa era nossa missão, e ela foi cumprida. Acho que foi mais um eleição positiva para Sant’Ana do Livramento. Queremos que nossa cidade seja melhor e estamos torcendo para que mudanças venham para a cidade, que tanto merece” – concluiu o promotor.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.