Sábado, 19 de Janeiro de 2013

Reforma urbana

A Prefeitura Municipal  já definiu a comissão organizadora da 4ª Conferência Municipal da Cidade, que será realizada entre 1º de março e 15 de maio, como etapa preparatória da 5ª Conferência Nacional das Cidades, a ser realizada entre os dias 20 e 24 de novembro de 2013, em Brasília. A Conferência Municipal da Cidade terá como tema central a Reforma Urbana e a comissão terá responsabilidade de elaborar e aprovar um regimento interno para a série de encontros, com base nos regimentos Nacional e Estadual. O regimento interno terá que dispor sobre a organização e o funcionamento da Conferência Municipal da Cidade, inclusive das etapas preparatórias e o processo de escolha dos delegados. Integrarão a comissão organizadora da Conferência representantes das secretarias de Habitação e Assuntos Fundiários e de Planejamento e Meio Ambiente e ainda do Conselho Municipal de Planejamento da Cidade.

Campo progressista

O PSC sofre uma importante baixa: o ex-presidente do partido e candidato a vereador, Pastor André Pinheiro. Designado para missão religiosa na cidade de Rio Grande, ele foi convidado a compor as fileiras do PP naquela cidade – e aceitou. Recentemente, esteve em Brasília, integrando comitiva da Igreja do Evangelho Quadrandular, e foi recebido pela senadora Ana Amélia Lemos, com quem conversou sobre o quadro político brasileiro e em especial no Rio Grande do Sul.

Onze em campo

Com a saída de André Pinheiro, o vice-presidente do PSC em Livramento, Jorge Luis Rodrigues, o “Onze”, assume a presidência da agremiação.

Tá na net

Adepto das redes sociais e outros instrumentos digitais de comunicação, o vereador Danúbio Barcellos, do PP,  investiu forte na produção de um site próprio, que já está no ar. Danúbio acredita que utilizar a internet para mostrar suas ideias, posições e  trabalho que pretende desenvolver junto ao Executivo Municipal, é uma forma de contribuir para a transparência na Administração, além de ser uma maneira de prestar contas aos 847 eleitores que depositaram confiança nele, ao escolher seu nome para representá-los na Câmara Municipal. A página, totalmente interligada às redes sociais, está disponível no seguinte endereço: www.danubiobarcellos.com.br. Ele também disponibilizou um novo e-mail para contato direto: contato@danubiobarcellos.com.br.

Competência

O engenheiro santanense Ronaldo dos Santos Custódio completou, quinta-feira, 10 anos como titular na diretoria técnica da Eletrosul e recebeu do jornalista Nereo Mendes um cuidadoso reconhecimento nas redes sociais na internet: “É um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento no Brasil da energia eólica. Tem estudado e dedicado boa parte de sua vida profissional à descoberta de matrizes energéticas de baixa ou quase nada de agressão ao meio ambiente. É autor, inclusive, de extenso trabalho editado em livro Energia Eólica Para a Produção de Energia Elétrica, de 280 páginas, lançado em 2009. Para felicidade do Rio Grande do Sul coordenou a publicação do Atlas Eólico do Estado, em 2002, quando trabalhou junto à secretaria de Energia, Minas e Comunicações, sob o comando da então secretaria Dilma Rousseff, hoje presidente da República. Ronaldo é um dos maiores incentivadores desta matriz energética que está impulsionando e revolucionando o País. Viaja constantemente para outros países, ora transmitindo ou recebendo novos conhecimentos. Parabéns caro Ronaldo Custódio. Vida longa e sucesso sempre em tua carreira. Sant’Ana do Livramento, o Rio Grande do Sul, o Brasil e o mundo precisam de teus conhecimentos”.

Saúde na “linha”

O prefeito Glauber Lima recebeu ontem, do juiz federal Belmiro Tadeu do Nascimento Krieger, informações completas sobre decisão da Justiça Federal a respeito da possibilidade de contratação de médicos uruguaios para trabalhar no Brasil, no caso de necessidade incontestável, como no caso da falta de profissionais para o atendimento ao cidadão brasileiro. Acompanhado pela secretária de Saúde, Érika Zanini de Andrade, Glauber conversou longamente com o Juiz, em seu gabinete, sobre esse assunto. Há pouco tempo, Krieger autorizou a contratação de médicos uruguaios para a prestação de serviços de saúde à comunidade fronteiriça do município de Quaraí, independentemente de revalidação de diplomas e inscrição no Cremers. Agora, caso não consiga criar uma rede de contratos envolvendo os profissionais brasileiros que atuam em Livramento, Glauber poderá lançar mão de expediente semelhante. “Primeiro, os daqui, mas se não for possível e tiver que atravessar a linha para buscar profissionais, vou fazê-lo, em nome da vida das pessoas”, garantiu à Coluna.

Um plano binacional contra desastres

Para articular uma construção positiva sobre o trabalho realizado pela Defesa Civil de Livramento e o Comitê de Emergência da vizinha cidade de Rivera, aconteceu na sexta, dia 18, no Salão de Atos da Intendência de Rivera, uma reunião para formalizar o acordo binacional de contingência, que objetiva preparar as comunidades quanto à prevenção para situações de risco. O prefeito Glauber Lima e o intentende Marne Osório reconhecem a necessidade de um trabalho conjunto de prevenção para evitar as consequências dos desastres naturais. Caso ocorram e as comunidades não estejam preparadas, os danos de desastres naturais tendem obviamente a ser significativamente maiores. Daí a necessidade da elaboração de um plano em comum, construído em cima de uma leitura antecipada sobre possíveis problemas da Fronteira. A Coordenadora Interina da Defesa Civil, Leda Marisa dos Santos, esclarece que serão realizadas várias reuniões de trabalho com os coordenadores do plano, Prefeito e Intendente, além de representantes de órgãos públicos envolvidos, como Bombeiros, Policias Militar e Civil, Exército e secretarias municipais. Existe, inclusive, a ideia de executar um exercício simulado de salvamento e atuação em situações de emergência, ainda no primeiro semestre deste ano. Para que funcione realmente, porém, é preciso o envolvimento de todos os órgãos municipais, que deverão atuar em cooperação e integrados para o conhecimento dos prováveis riscos a que a população está suscetível, em razão de eventos climáticos de risco.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.