Segunda-feira, 24 de Dezembro de 2012

Auxilio

Exigência já definida por meio de resolução do Conselho Nacional de Trânsito-Contran, a obrigatoriedade de aulas práticas em vias públicas para a formação de motoristas e motociclistas deve ser também consolidada em lei. O projeto foi apresentado pela senadora Ana Amélia Lemos. Pelo texto, caberá ao Contran fixar a carga horária mínima a ser exigida para a prática de direção em vias públicas durante o processo de aprendizagem. O dispositivo passaria a fazer parte do texto do Código de Trânsito Brasileiro-CBT. Para a senadora, trazer para a lei a exigência relativa às aulas práticas vai conferir mais força à medida, além de assegurar sua continuidade ao longo do tempo. Para ela, não se pode minimizar a possibilidade de que, por algum motivo, os membros do Contran possam retirar essa obrigatoriedade de suas próprias normas.

Turismo improvisado

Pode-se chamá-los de sacoleiros, farofeiros, muambeiros, compristas, enfim… seja o que for, mas a maneira improvisada como grande número de turistas enfrentou o calor e a falta de estrutura receptiva em Livramento tem que ser capaz de, no mínimo, provocar uma reflexão clara sobre a vontade real de explorar a vocação turística da fronteira. Mais uma vez, não houve uma preparação para o recebimento dos milhares de visitantes e santanenses que já se sabia retornariam a Livramento neste final de semana que antecede o Natal – certamente o período de maior movimento para o consumo de bens no ano todo. O novo Governo, que tem no desenvolvimento social e econômico do município um de seus principais objetivos, devidamente registrado no programa de ação previamente divulgado, vai ter que prestar muita atenção nisso.

Voluntariado

Pelo menos dois dos colaboradores do futuro governo municipal deverão contribuir com a Administração sem representar nenhum custo em termos de pagamento. Um deles é o futuro secretário municipal de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana, Alencastro Feippe Martins, que recentemente foi promovido ao cargo de comissário de Polícia e deverá fazer a opção constitucional pelo salário que recebe nessa função. Mesmo assim, faltando pouco mais de uma semana para a posse, ele continua exercendo regularmente suas atividades no Plantão de Polícia. Ontem, junto com o também policial Germano Camacho, vereador reeleito pelo PTB e um dos principais responsáveis pela indicação dele para o cargo no Governo Municipal, Martins discutia alguns dos graves problemas que vai enfrentar na nova função. “O Alencastro atua junto ao meu gabinete desde 2005, sempre de forma voluntária, e tem sido um grande colaborador, qualificado e confiável”, atestou o atual presidente da Câmara.

Novos deputados

Cinco suplentes de deputados estaduais irão tomar posse na Assembleia Legislativa, em cerimônia  realizada no dia 3 de janeiro de 2013. São eles Marcos Daneluz , do PT, Nelson Härter, do PMDB, Elisabete Felice, do PSDB, Vinícius Ribeiro e Décio Franzen, ambos do PDT. De acordo com o artigo 8º do Regimento Interno da Casa, durante o período do recesso parlamentar, os suplentes deverão tomar posse perante o presidente do Legislativo, deputado Alexandre Postal, do PMDB. A entrada dos suplentes se deve à posse, em prefeituras gaúchas, dos deputados Alceu Barbosa, do PDT, Alexandre Lindenmeyer, do PT, Luciano Azevedo, do PPS, Luis Fernando Schmidt, também do PT, Marco Alba, do PMDB, e Paulo Azeredo, do PDT, em 1º de janeiro de 2013. Por estar previsto o retorno da secretária geral de Governo Miriam Marroni ao cargo de deputada estadual titular no início do ano, não deverá haver a ida para o Parlamento do quinto suplente do PT, Zilmar Rocha. 

Alterações

 Dos cinco suplentes que integrarão o Parlamento Estadual a partir de 3 de janeiro, três assumirão como titulares: Elisabete Felice, na vaga de Luciano Azevedo, do PPS, Nelson Härter, na vaga de Marco Alba, do PMDB, e Vinícius Ribeiro, na vaga de Alceu Barbosa, do PDT. Os outros dois – Décio Franzen  (PDT) e Marcos Daneluz (PT) – passarão a compor a suplência de suas respectivas bancadas. Franzen  assume na suplência da bancada do PDT, até então ocupada por Paulo Azeredo, por estar o deputado titular Ciro Simoni à frente da Secretaria Estadual de Saúde. 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.